APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Semana de reabertura da Mesa de Negociação

Os preparativos para a retomada foram realizados na última sexta-feira, dia 03, com a realização da reunião do Grupo de Trabalho de Carreira do PROIFES – Federação, que teve como objetivo principal, alinhar os pontos que seriam discutidos com o Governo Federal para a reabertura da Mesa.

O retorno das atividades em Brasília ocorreu na última terça-feira (07) após anos de suspensão do diálogo entre as entidades representativas dos servidores públicos e o Governo Federal. O representante da APUB, professor Jaílson Alves, o presidente do Proifes-Federação, Nilton Brandão e outros dirigentes dos sindicatos federados, estiveram presentes na instalação da Mesa de Negociação Permanente, com pauta prioritária de reajuste salarial dos servidores públicos.

Para Jailson Alves, a reinstalação da Mesa após 6 anos sem negociações, garante ao movimento sindical a reabertura de um diálogo direto e permanente com os ministérios competentes e já é possível vislumbrar diversos avanços. “A mesa é uma resposta de Lula aos ataques aos trabalhadores da educação e aos trabalhadores do serviço público em geral, durante todo o governo Temer e o governo Bolsonaro. Logo no primeiro dia do restabelecimento da mesa proposta e instalada por Lula em 2003, já tivemos avanços  em pelo menos três proposições dos trabalhadores acatadas pelo governo, uma delas foi a revogação do artigo 4 do Decreto 10.620/21, que transferiu a gestão da concessão e manutenção das aposentadorias e pensões do Regime Próprio dos Servidores Públicos Federais (RPPS) para o INSS, a outra foi a liberação de 350 milhões para pagamento de direitos trabalhistas já adquiridos e a mais recente vitória, com o Decreto Nº 11.411, que revoga norma anterior para permitir o retorno dos servidores em licença para mandato classista à folha de pagamento”, comemorou.

O dirigente destacou ainda que a abertura do diálogo já colocou em pauta outros pontos fundamentais para valorização da carreira do servidor público.  A exemplo do reajuste salarial, defasado em pelo menos 41% e o aumento do vale refeição.

O encontro contou com a presença de vários ministros e ministras, como Esther Dweck, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, Simone Tebet, do Planejamento, Rui Costa, da Casa Civil e Márcio Macedo, da secretaria da presidência.

O compromisso assumido pelos participantes ainda durante o mês de fevereiro, logo após o feriado de carnaval, foi da apresentação da proposta de reajuste salarial, além de outros benefícios que impactam diretamente na renda dos servidores.

A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 16 de março, na capital federal.

Caminhada em Defesa da Democracia

O ato foi realizado na manhã de quarta-feira (08/02), em frente ao Congresso Nacional, marcou um mês dos ataques golpistas no país.  Por essa razão, foi denominado como “O caminho inverso: ato pela democracia”.

E a APUB também estava presente, fortalecendo a categoria docente e construindo mais um capítulo da história.

              Confira os destaques da semana sobre a reabertura da Mesa e a participação da APUB nas ações:

             

https://www.instagram.com/reel/CoYMLWFJ0ra/?igshid=OGQ2MjdiOTE=

https://www.instagram.com/reel/Coa3MohpXvc/?igshid=OGQ2MjdiOTE=

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp