Apub participa de reuniões nos departamentos da UFBA

Apresentar as metas e propostas sobre temas relevantes para o movimento docente, conhecer as demandas, receber opiniões, críticas e sugestões, fomentando o diálogo. Este é o objetivo da diretoria da Apub Sindicato nas reuniões de departamento da UFBA. Já foram visitados os departamentos de Construção e Estrutura (Escola Politécnica), a Congregação do Instituto de Saúde Coletiva e os três da Faculdade de Farmácia, com ampla representação. Em abril, as visitas seguem nas unidades de Ciência Contábeis e Nutrição.
Durante as conversas, os professores reconheceram a importância da iniciativa da diretoria em utilizar este espaço para ampliar as relações com a base. Em geral, os professores reclamaram a ausência de instrumentos de avaliação do trabalho docente, que dê conta da modernização dos processos de ensino e pesquisa. Eles afirmaram que muitas vezes não se sentem contemplados pelos mecanismos vigentes.
Os professores pontuaram também a necessidade de a Apub atuar tendo em vista as diversidades em cada campus da instituição de ensino, cuja realidade é de multiuniversidade, reconhecendo essas diferenças e conhecendo as demandas. Para isso, salientaram que é preciso ampliar a capacidade de diálogo.
Outro ponto em questão durante os encontros foi a tripla jornada vivida por muitos docentes que atuam no turno da noite. Eles querem a manutenção das atribuições desde que recebam adicional noturno. Outro grupo questionou a discrepância na remuneração entre os doutores Adjunto e Associado e cobrou mais valorização em relação à titulação.
Em relação ao assunto da hora para os servidores públicos federais: o Funpresp, o corpo docente pediu a distribuição de cartilhas sobre o tema, bem como atendimento direto para dirimir dúvidas sobre as novas regras da aposentadoria.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu