APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Roda de conversa: democracia e universidade em pauta na UFBA


A ausência de diálogo com a comunidade universitária e as ameaças ao futuro das instituições federais de ensino, foram temas abordados durante a roda de conversa “Democracia e Universidade”, realizada no dia 26 de setembro, das 16:40 até 18:30, na sala 06 do PAF I da Universidade Federal da Bahia. 

O debate foi promovido na disciplina de Seminário de Introdução ao Curso, sob orientação de Sérgio Gorender, chefe do Departamento de Computação Interdisciplinar (DCI), Roberto Parente, professor de Ciência da Computação e da professora Luma Seixas, que foi mediadora do debate e trouxe relatos marcantes sobre a sua trajetória pessoal e profissional , envolvendo o papel da universidade pública na vida das pessoas.“ Sou professora da UFBA, mas tenho consciência de que isso jamais seria possível sem um conjunto de políticas públicas que permitiram com que eu estudasse, com que eu me desenvolvesse como pessoa e como profissional. Sou fruto de políticas de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Eu sou paraense e a universidade que eu concluí a minha graduação, foi a primeira universidade pública, com sede no município do interior da região amazônica. Lá no mestrado, eu também tive acesso a bolsa pelo CNPq e no doutorado tive acesso também a uma bolsa de pesquisa, além da oportunidade de fazer doutorado no exterior com uma bolsa da CAPS. Portanto, sem essas medidas eu não conseguiria chegar até aqui jamais”, enfatizou.


Além dos estudantes de duas turmas da computação, foram convidados para participar do encontro Fernanda Almeida Pereira, diretora Financeira da APUB, Arlindo Souza Neto, coordenador geral do DCE/UFBA e Antônio Bonfim Moreira, dirigente da ASSUFBA. “Foi importantíssimo ouvir o que pensam os estudantes das IFs baianas diante das intervenções do governo Bolsonaro. Sobretudo, porque estamos às vésperas do pleito eleitoral de 2022 e precisamos definir o futuro de uma país que vivencia um contexto de fragilização pós-pandemia e sucessivas políticas de sucateamento. Rodas de conversas capazes de ampliar e compartilhar conhecimentos sobre a democracia e o papel da universidade, são fundamentais em tempos tão sombrios. Que aconteçam muitas outras oportunidades e momentos assim”, comemorou a professora e dirigente sindical, Fernanda Almeida.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp