Reitora da UFBA viaja para lecionar no Timor Leste

Nesta quarta-feira feira, dia 11 de julho, a professora Dora Leal Rosa, Reitora da Universidade Federal da Bahia, iniciou viagem para o Timor Leste, onde lecionará a dsiciplina Educação, Sociedade e Políticas Educacionais, no curso de Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação, que o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA está oferecendo a esse país.

Coordenado pelo professor José Albertino Carvalho Lordelo, o programa teve início em abril, com a viagem de duas professoras integrantes do Programa, mas essa cooperação vem sendo construída há alguns anos: inicialmente, a UFBA, por proposta da Capes, recebeu professores da Universidade Nacional Timor Lorosa em busca de qualificação pós-graduada, considerando que no seu corpo docente apenas 20% eram portadores do título de Mestre e 4% do título de Doutor.

Um dos estudantes que aqui obteve o título de Doutor em Educação defendendo tese sobre a auto avaliação institucional brasileira e suas implicações para a educação superior do Timor Leste foi o Prof. Francisco Miguel Martins, que hoje é o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL e deve-se a ele a iniciativa de propor a ampliação dessa cooperação agora traduzida em um convênio entre as Instituições.

Assim, a UFBA iniciou uma missão histórica do outro lado do mundo, a de cooperar com os timorenses, nossos irmãos caçulas, como eles se referem aos brasileiros, na formação de 28 mestres em educação e trabalhando, em paralelo, para a implantação do seu próprio Mestrado em Educação. O Timor Leste é uma nação em processo de reconstrução, após a recuperação de sua autonomia em agosto de 1999, quando 78% da população timorense, em referendo organizado pela ONU, optou pela liberdade, por fazer do Timor Leste uma Nação soberana.

www.ufba.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu