APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação realiza Ato Nacional em Defesa das Universidades e dos Institutos Federais

Live realizada nesta quinta-feira (31/03) reuniu representantes de entidades e centrais sindicais para debater sobre a situação das instituições de ensino e dos servidores federais

“Estou muito feliz, porque hoje eu vi em diversos locais do país professores e estudantes defendendo a educação. Esse evento não encerra a nossa luta, encerra apenas o dia de hoje”, destacou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, durante ato virtual realizado na noite desta quinta-feira (31/03).

O evento online fez parte da programação do “Dia Nacional de Luta em defesa das universidades e institutos federais”, além do debate do reajuste salarial emergencial de 19,99% dos servidores. O presidente do PROIFES-Federação lembrou ainda dos 58 anos do golpe de Estado de 1964, que deve ser lembrado sempre como uma parte da história que deve ser repudiada. “Golpe não se comemora, golpe se combate”, disse. A mediação da live foi realizada pelo diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David, participou da live e falou da importância das universidades e institutos federais de ensino superior para a educação do Brasil. Segundo o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, atualmente as instituições estão sob algumas ameaças, entre elas as restrições orçamentárias. “Nosso orçamento discricionário atual em valores reais é 50% menor do que foi nos anos de 2014 e 2015. Mas, neste período as instituições ampliaram muito a sua atuação. Essa ameaça orçamentária nos ronda de uma forma muito forte”, comentou o presidente da Andifes. “Além disso, temos também a ameaça à autonomia das nossas universidades. O processo de escolha dos dirigentes deve ser livre de interferência para que possamos proteger as instituições dos interesses políticos e religiosos.”

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT/MG) foi convidado pelas entidades para participar do ato virtual. O parlamentar aproveitou a oportunidade para falar da luta em defesa das estatais, que vêm sofrendo com ameaças de privatizações pelo governo federal. O deputado também ressaltou a importância das universidades e institutos federais de ensino. “Nossas instituições têm resistido e continuam lutando pela ciência. A educação é a política pública mais importante que nós temos, pois é ela que pode dar ao pobre o mesmo direito que o rico tem de estudar. Eu parabenizo as entidades que estão lutando e defendendo as instituições de educação. Coloco à disposição o meu mandato em Brasília para termos uma educação pública de qualidade e ao alcance de todos”, completou.

A defesa da educação pública e a denúncia dos ataques do governo às instituições de ensino e pesquisa marcaram as falas dos representantes de entidades sindicais (CUT, CTB, ATENS, FONASEFE), científicas (ICTP.Br, SBPC ABC) e estudantis (UBES, UNE e ANPG), além de ANDIFES e Conif, que atenderam ao convite do PROIFES-Federação e participaram do ato que encerrou o Dia Nacional em Defesa das Universidades e Institutos Federais.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp