APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação estreia Live da Campanha IFES x Coronavírus nesta sexta-feira às 16h no Facebook

Como parte da Campanha IFES x Novo Coronavírus: Avanços e Desafios, o PROIFES-Federação vai transmitir por seu Facebook, nesta sexta-feira, 3, às 16h, uma Live com especialistas para debater notícias, ações e avaliações sobre as contribuições das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no combate a esta pandemia da COVID-19 e a outras doenças endêmicas de alta incidência no Brasil.

As IFES de todo o país estão contribuindo com conhecimento, corpos técnicos, tecnologias e ações diretas para mitigar os efeitos e se somarem à luta global contra a disseminação do novo coronavírus, e também possuem um histórico de auxílio no combate de outras doenças endêmicas no Brasil, como febre amarela, zika e dengue.

Entretanto, no momento em que são mais necessárias, as IFES sofrem restrições financeiras que limitam sua atuação, e se somam à defesa do serviço público e dos servidores públicos, alvos de constantes ataques por parte do governo, com ameaças de cortes de jornadas e salários, perda de autonomia e ameaças à suas pesquisas e corpo técnico. Para contrapor estas ameaças, e reforçar o papel importante das universidades e institutos federais, o PROIFES lançou a Campanha IFES x Novo Coronavírus, com divulgação de cards e Lives semanais.

Lives semanais

Para comentar avanços nas contribuições das IFES nestas lutas, os desafios enfrentados tanto pelas Instituições quanto pelos sindicatos docentes, o PROIFES vai reunir semanalmente, às sextas-feiras, às 16h, especialistas e dirigentes sindicais em uma transmissão ao vivo, uma Live, no Facebook. Serão sempre dois especialistas que comentarão e avaliarão questões de saúde pública, economia, universo docente, ação sindical, serviço público e políticas públicas que afetam as IFES, sindicatos, e todo o corpo de profissionais que atuam em instituições federais que contribuem e fortalecem a luta contra a COVID-19 e no desenvolvimento de um Brasil mais saudável, justo e solidário.

Na estreia desta primeira Live, o PROIFES vai contar com três profissionais ligados a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seu sindicato docente, o ADURN-Sindicato, entidade federada ao PROIFES. O doutorando em Saúde Coletiva, ex-economista da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, e docente da UFRN nos cursos de graduação e pós-graduação coordenados pela Escola de Saúde (ESUFRN), pelo Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Saúde Coletiva e pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), e secretário do ADURN-Sindicato, Roberval Edson de Lima, vai comentar avanços das IFES no embate contra a COVID-19 e outras doenças.

O secretário do PROIFES-Federação, e diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato, doutor em Ciências da Saúde, e professor adjunto da UFRN na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, Oswaldo Negrão, vai avaliar os desafios enfrentados pelos sindicatos docentes, PROIFES e servidores públicos em geral, para manterem a qualidade de seus trabalhos em um ambiente de hostilização do serviço público, das universidades e institutos federais pelo atual governo, com constantes ataques à autonomia universitária, aos sindicatos, e restrições financeiras ao funcionamento das IFES.

A mediação da Live será feita por Ruy Alckmin Rocha Filho, doutor em Ciências Sociais, e professor adjunto da UFRN, coordenando a Especialização em Produção de Documentários da UFRN, com experiência na área de Comunicação, ênfase em Audiovisual, Documentário, Televisão, Cultura e Política.

A Live será transmitida pelo Facebook do PROIFES-Federação (facebook.com/proifesfederal) e de seus sindicatos federados, e será permitido aos participantes enviarem perguntas aos docentes, que serão respondidas ao vivo. Participe, divulgue e acompanhe estas e outras ações do PROIFES e sindicatos federados no combate ao Novo Coronovírus e em defesa das IFES, dos servidores e do serviço público brasileiro.

Todas as vidas importam.

#IFESxNovoCoronavírus

www.facebook.com/proifesfederal

www.proifes.org.br

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp