APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação e entidades da educação articulam Conape 2018

O PROIFES-Federação, em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), e mais onze entidades do setor da educação, articulou nesta terça-feira (8), em reunião realizada na sede da Contee em Brasília, os próximos passos na organização e desenvolvimento da Conferência Nacional Popular de Educação – Conape 2018.

A Conape foi criada em resposta ao desmonte do Fórum Nacional de Educação (FNE) realizado pelo governo Temer, por meio da Portaria 577, publicada no dia 27 de abril, que excluiu o PROIFES e outras entidades representativas de segmentos essenciais como o ensino superior e a pesquisa em educação.

Na reunião desta terça-feira, que contou com a participação de mais de vinte dirigentes de treze entidades, além de assessores parlamentares, representantes de centrais sindicais e do movimento estudantil, foram debatidos pontos como Estrutural, Local, Pessoal e Comunicação da Conape. Dentre as decisões da reunião de terça-feira, ficou definido que o PROIFES sediará a secretaria executiva da Conferência em sua sede, no setor comercial de Brasília (DF).

Para o vice-presidente do PROIFES-Federação, Flávio Silva (Adufg Sindicato), “as reuniões com os fóruns estaduais foram importantes para dar início a realização das etapas municipais e estaduais da CONAPE. Outra ponto relevante foi o número de fóruns estaduais presentes e que já confirmaram participação”.

A reunião definiu também orientações para os coordenadores das etapas estaduais do Fórum Nacional de Educação, que se estiveram nesta quarta-feira, 9, na sede da CNTE, em Brasília. Com a participação de quinze coordenadores de fóruns estaduais, o encontro estabeleceu as diretrizes para as conferências municipais, e levantou que, até o momento, 18 Fóruns Estaduais de Educação estarão engajados na realização das etapas municipal e estadual da Conape.

Além dos Fóruns Estaduais, várias entidades acadêmicas, sindicais e estudantil também se posicionaram para auxiliar e participar da realização da CONAPE. Na reunião também foram aprovados o documento referência, o regimento interno e as orientações para a realização das etapas municipal e estadual.

Confira documento detalhando razões das entidades para não mais reconhecimento do Fórum e de como a CONAE 2018 foi inviabilizada.

Acesse o Manifesto de lançamento da CONAPE 2018.

Convocatória para adesão à CONAPE 2018

 
 Fonte: PROIFES-Federação
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp