APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Programação intensa e debate entre reitoráveis no segundo dia de seminário

O segundo dia do Seminário Produção Acadêmica: dinâmicas e desafios começa às 8h30 desta terça-feira (29/04), com extensa programação, composta por três mesas de debates. As discussões ficam a cargo dos palestrantes Hildete Melo (UFF) e Márcia Barbosa (UFRGS), Manoel Barral (UFBA/FIOCRUZ) e Emmanuel Tourinho (UFPA), Rita de Cássia Barata (FMSCSP) e Robert Vehine (UFBA), que abordam os temas, respectivamente: Gênero e produção acadêmica; Produção acadêmica e gestão; Produção acadêmica e avaliação. Para fechar, os candidatos a reitor da UFBA foram convidados para debater o tema geral do seminário, a partir das 17h.
No primeiro dia, nesta segunda-feira (28/04), os docentes participaram da conferência de abertura, ministrada pelo professor português Moisés Lemos Martins, da Universidade de Minho (Portugal). Para o professor, o ideal acadêmico não pode ser talhado em números, na economia, sem reflexão crítica, sem consciência política, porque a universidade é espaço de liberdade, com a função de proporcionar a ventura do pensamento.
A primeira mesa, após a conferência inicial, reuniu as explanações dos professores Martha Tupinambá (UNIRIO), Eloísa Martín (UFRJ) e Abel Packer (Scielo/Fapesp) sobre o tema Modos de Produção e circulação do conhecimento. A participação da plateia foi tão calorosa que acabou estendendo o primeiro dia de seminário. O evento foi transmitido ao vivo. Assista ao vídeo e confira a programação completa no site da Apub.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp