APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Parabéns à Escola Unidos do Viradouro, parabéns ao professor Luiz Mott!

A APUB Sindicato parabeniza o professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luiz Roberto Mott, pela conquista do segundo lugar no carnaval de 2023 da escola Unidos do Viradouro. O enredo contou a história da Rosa Egipcíaca: uma santa africana no Brasil, baseada na biografia de 750 páginas escrita por Mott.

Luiz Roberto de Barros Mott é filiado a APUB desde 1979, Doutor em Antropologia, fundador do Grupo Gay da Bahia e decano do movimento homossexual brasileiro. “Rendemos a nossa merecida homenagem ao professor Luiz Mott, por nos possibilitar conhecer mais e mais a biografia que escreveu por meio do belíssimo trabalho apresentado na Marquês de Sapucaí sobre a vida e obra da Rosa Egipcíaca.”, declarou Marta Lícia, presidenta da APUB.

Para o escritor, o segundo lugar foi uma enorme satisfação. “Uma das maiores alegrias intelectuais e pessoais foi esse reconhecimento por parte da escola de samba do Rio, Unidos do Viradouro de Niterói. Ver a minha obra ser enredo do desfile, uma escrava pesquisada e descoberta por mim, além de contar também um pouco da história de Esperança Garcia, do Piauí, a primeira advogada proclamada pela OAB, é uma grande satisfação. Conseguir emplacar personagens históricos e desconhecidos para o Brasil e para o Mundo numa escola de samba, com todos os carros alegóricos, as pessoas cantando… é a glória”, comemorou.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp