Oficina de Trabalho dos Docentes, que discute carreiras do Magistério Superior, contará com a presença do MPOG

Em resposta ao ofício encaminhado pelo PROIFES, que cobrava efetiva participação da Secretária de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento no GT-Docentes e na oficina que discutem as carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o MPOG explicou via ofício que sua ausência deveu-se à necessidade de finalizar os acordos de reposição do serviço, após as greves dos servidores públicos. Entretanto afirmou que estará presente em todas as demais atividades previstas.

O Grupo de Trabalho dos Docentes é resultado do Termo de Acordo nº 1/2012 assinado pelo PROIFES-Federação em 03 de agosto de 2012 e é formado pelo Ministério da Educação, entidade sindical signatária do acordo (PROIFES), além das entidades representativas dos reitores, ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

O GT já se reuniu três vezes e tem como objetivo discutir a cláusula nona do acordo que trata:
I – Diretrizes para a avaliação de desempenho para fins de progressão e promoção;
II – Critérios para promoção à classe de Professor Titular a serem estabelecidos em regulamento;
III – Avaliação da demanda de reenquadramento na Classe de Professor Associado de professores aposentados anteriormente represados na Classe de Professor Adjunto IV;
IV –  Transição para adequação da mudança de interstício de 18 para 24 meses na Carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico;
V – Critérios para Certificação de Conhecimento Tecnológico;
VI – Critérios de transição para os atuais professores titulares provenientes da Carreira de Magistério Superior;
VII – Criação de programa de capacitação para os professores das carreiras de que trata este Termo;
VIII– Estímulos à retenção de professores em locais de difícil lotação; e
IX – Critérios para concessão do auxilio transporte.
X –  Acompanhamento do plano de expansão das universidades e institutos federais.?

A oficina de trabalho 1 acontecerá nesta quarta-feira (dia 21/11). Na ocasião serão tratados os itens III, IV, VII, VIII, IX e X, temas abordados nas três anteriores reuniões do GT.

O Grupo de Trabalho teve início em 18/09 e teve seus primeiros 60 dias encerrados em 18/11. Agora, com a demanda do MPOG, entra-se no segundo período de 60 dias, prorrogação prevista no próprio Acordo para permitir que as negociações tenham efetividade.

Por Mecia Menescal
Proifes Federação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu