APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota Pública ao Movimento de Ocupação do Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia, Vitória da Conquista

A APUB Sindicato – Seção IMS/UFBA através desta nota pública vem expressar seu apoio ao movimento estudantil que ocupa o Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia em Vitória da Conquista, IMS/CAT/UFBA, desde o dia 24/10/2016.

O Brasil encontra-se em uma encruzilhada. Entre o caminho de retroceder no cuidar de sua população e o caminho de avançar nos ganhos sociais. Entre os diversos ataques que caracterizam o retrocesso e abandono para com a população brasileira, neste momento, destaque-se a PEC 241.
É contra a PEC 241 que o movimento estudantil do IMS/CAT/UFBA se organizou, por entender que é preciso defender os direitos do cidadão e no caso particular deste campus, os direitos à educação e a saúde.

Como educadores e movimento social organizado vemos neste movimento estudantil de ocupação a construção das bases de empoderamento do cidadão. Ao tomarem para si a responsabilidade para com os seus direitos, os direitos do próximo e das futuras gerações os estudantes do Campus Anísio Teixeira rompem com o modelo de subserviência que a elite brasileira deseja constantemente impor aos brasileiros.

Vemos em suas Assembleias e em suas estruturas de autogestão, apego aos princípios democráticos maiores dos que os pautados na grande maioria de nossas representações políticas eleitas a cada dois anos.

Apoiamos esta ocupação não somente por entendermos que os seus motivos são justos. Apoiamos esta ocupação por acompanharmos, como descrito acima, diariamente à formação de cidadãos comprometidos com esta nação. A formação de brasileiros que debatem com o contraditório e ouvem os seus contrários. Cidadãos que elevam suas preocupações além dos compromissos de um semestre letivo universitário, mas enxgergam que a alternativa é não haver mais semestres letivos universitários.
Apoiamos os estudantes por se colocarem na frente de batalha, aceitando que serão criticados e até mesmo desprezados por muitos dentre os seus pares e por aqueles de fora da universidade. Apoiamos a ocupação por seus representantes não se acovardarem frente ao gigante que se vislumbra no horizonte e que todos nós, trabalhadores, estamos enfrentando.
Apoiamos por vermos nossos estudantes fazendo-se universidade e através de suas ações formarem-se não como profissionais, mas como cidadãos brasileiros conscientes de sua importância e de seu papel na sociedade.
Continuemos na luta. Continuemos a defender nossos direitos. Nenhum direito a menos para os trabalhadores.

Vinícius Cunha Gonzalez
Coordenador da Seção Sindical IMS/UFBA
APUB Sindicato
APUB Sindicato – Seção IMS/UFBA Vitória da Conquista – Rua Rio de Contas, 58 – Quadra 17 – Lote 58 – Bairro Candeias – Vitória da Conquista – BA – CEP 45.029-094. E-mail: ims@apub.org.br

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp