APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

NOTA DE APOIO À PAUTA DOS ESTUDANTES

Com o crescimento da Universidade e popularização do acesso surgem novas demandas para que a expansão preserve a permanência dos estudantes na universidade e garanta a qualidade da educação pública.

Reconhecemos a gravidade da situação vivenciada pelos estudantes advindas das fragilidades ainda existentes na assistência estudantil e vimos a público reafirmar a legitimidade do movimento, ao tempo em que saudamos pelo processo de negociação com as partes envolvidas e por estarem tratando dentro dos limites institucionais as decisões e os encaminhamentos deste processo.

O movimento começou no dia 15 deste mês, com a ocupação da reitoria, após a inundação da residência universitária (R1). Os estudantes reivindicam um calendário fixo de pagamentos de bolsas e auxílios, melhoria nas condições nos restaurantes e residências universitárias, melhoria na capacidade e mais segurança no sistema de transporte do buzufba e conclusão de obras e segurança nos campi.

A ocupação foi encerrada ontem, dia 21, mas o movimento de luta pelas melhorias continua. Os estudantes destacam alguns avanços nas negociações, mas ainda apresentam uma série de propostas que compõem um termo de compromisso a ser assumido pela administração da Universidade.

A APUB sindicato se solidariza com a luta dos estudantes por entender que suas pautas convergem com as dos professores no que diz respeito à luta pela universidade pública de qualidade.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp