Nota da Apub sobre o resultado preliminar do Edital do CNPq

A Apub teve conhecimento do resultado preliminar do edital do CNPq para bolsas de mestrado e doutorado em todo o país. Neste momento, pesquisadores e associações acadêmicas e científicas estão avaliando o resultado, mas, até o momento, os indícios é de que apenas 30% das demandas nacionais receberam parecer favorável. Mesmo programas de pós-graduação de excelência (com notas 6 e 7) receberão cotas abaixo do necessário ou simplesmente nem mesmo receberam avaliação favorável. O caso se agrava nas áreas de Humanidades e Artes.

A Apub está acompanhando atentamente o trabalho de avaliação dos pesquisadores e programas de pós-graduação e, desde já, expressa sua solidariedade às ações que virão no sentido de contestar a política de esvaziamento do financiamento à pesquisa nacional. Isso, ao lado do sucateamento das universidades, do achatamento salarial e dos ataques às pesquisadoras e professoras, afeta gravemente as condições do trabalho da classe dos trabalhadores da universidade.

Assim que tenhamos dados mais precisos e confiáveis sobre o tamanho do dano à pós-graduação, a Apub se manifestará oficialmente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu