APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota da APUB sobre as condições de trabalho dos pesquisadores da UFBA

Em reunião promovida pela APUB Sindicato, no dia 23 de julho de 2013, professores pesquisadores da UFBA socializaram e debateram preocupações e indignações em relação às dificuldades que enfrentam no desenvolvimento das atividades de pesquisa na instituição. Dos múltiplos problemas levantados, alguns se referem a questões globais, como:

1) ausência de uma política institucional  de pesquisa que mostre o objetivo e as funções da universidade nesse campo;

2) limitações da estrutura burocrática da UFBA que levam até a devolução de recursos

3) falta de apoio e as interpretações restritivas da legislação e normas, existentes na UFBA, reduzem a capacidade dos docentes em concorrência com as outras universidades.

Além disso, o modo como o estatuto e o regimento são interpretados pelas direções de unidade e congregações, muitas vezes, subordina as avaliações a prazos e critérios dificilmente compatíveis com a realização das pesquisas.

As interpretações restritivas de instruções da CGU, por exemplo, levaram a um engessamento da FAPEX. A centralização dos recursos provenientes dos projetos aprovados nos editais de pesquisa, na conta geral da UFBA – objeto de reação de outras universidades e, ao que consta, de recuo do governo – dificulta a liberação e execução dos projetos, gerando enormes transtornos aos pesquisadores.

Diante disso, decidiu-se elaborar e publicar essa nota, como instrumento de reflexão e convocação de uma reunião mais ampla com pesquisadores a ser brevemente divulgada. Outra proposta defendida por alguns dos pesquisadores foi a realização de uma estatuinte, tendo em vista que o “novo estatuto e regimento foram feitos para destruir a pesquisa na  UFBA”.  Foi requerida ainda a disponibilização da cartilha da CGU, para avaliar a posição da universidade em relação às suas recomendações.

A APUB, juntamente com os pesquisadores, levará as reivindicações para a Administração Central na defesa do que constitui uma das funções primordiais da universidade: a pesquisa.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp