APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota da Apub I Reitor da UFBA é eleito presidente da Andifes

O reitor da Universidade Federal da Bahia, Prof. João Carlos Salles, foi eleito na manhã de hoje (26) presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes.

Destacamos que esse mandato se inicia em um contexto de grandes preocupações para a comunidade acadêmica, já que, para além da gravíssima asfixia financeira a que o MEC está submetendo nossas instituições, temos, em decorrência disto (e do perverso regime fiscal a que o país está submetido desde a aprovação da Emenda Constitucional 95) o desafio sem precedentes de lidar com um projeto que, em nome da captação de recursos, ameaça o princípio constitucional da Autonomia Universitária, sem a qual a universidade se descaracteriza em seu escopo, comprometendo sua liberdade e a capacidade de contribuir com a sociedade que lhe referencia.

É nessa conjuntura que a Andifes deverá exercer sua representação e articulação dos interesses e demandas das Universidades Federais com os diversos atores sociais comprometidos com a Democracia, com o bem comum, com a soberania e o desenvolvimento de nossa Nação.

A Apub, entidade representativa das e dos docentes das IFs Baianas, parabeniza os membros da Andifes por reconhecer a capacidade do Reitor João Carlos Salles e a importância da Universidade Federal da Bahia, uma das nominalmente atacadas por um ministro de governo. Expressa ao presidente e a toda a diretoria eleita votos de sabedoria e boa sorte no exercício do mandato.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp