APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota da Apub em apoio aos/às estudantes da UFBA

Na história brasileira, a participação estudantil tem sido marcada pelo ardor e disposição em assumir posições de vanguarda, tanto na resistência ao arbítrio quanto na defesa dos novos tempos. O movimento estudantil tem dinâmica e métodos próprios, mas sua atuação tem sido muitas vezes, para a sociedade, grito de alerta e teste para a democracia. Nas últimas semanas, a juventude secundarista, à qual se somaram estudantes das Instituições de Ensino Superior públicas, assume o protagonismo cumprindo um papel de indubitável relevância num cenário político conturbado e cercado de incertezas.

Nesse contexto, a Apub expressa seu apoio à juventude mobilizada contra a PEC 55 e a MP 746 – especialmente aos/às que ocupam a Reitoria da UFBA e o Instituto Multidisciplinar em Saúde, no campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista – movimento organizado a partir da disposição e necessidade de diálogo tanto com a administração central da universidade quanto com a sociedade, funcionado como espaço no qual os estudantes e demais envolvidos exercitam sua cidadania.

Os professores, que sempre lutaram em defesa da Universidade Pública, da democracia e de uma sociedade mais desenvolvida, justa e igualitária, junto com a Apub, apoiam o movimento no qual estão implicados muitos dos seus alunos.

Apub Sindicato

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp