APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Noite de homenagens abre o VI Encontro de Aposentados da Apub Sindicato

Música, homenagens e reencontros abriram o VI Encontro de Professoras/es Aposentadas/os da Apub Sindicato, na noite de ontem (07). O evento, realizado no auditório da Apub, teve início com a apresentação do grupo vocal Madrigal da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

Em seguida, a presidenta do sindicato, Raquel Nery saudou a iniciativa e organização da Comissão de Aposentados da Apub, ressaltando a importância das/os docentes aposentadas/os para a Universidade e para o sindicato contribuindo com suas experiências e representando a continuidade. “Pessoas que se caracterizam pelo trabalho intelectual, que não se esgota na condição de aposentados”, frisou.

O professor Joviniano Neto, diretor social e de aposentados, lembrou que entre as funções do sindicato é ser espaço de encontro e congraçamento, sendo o Encontro de Aposentados, realizado anualmente há seis anos, marcado por cumprir este papel e também de fortalecimento da luta.

Por sua vez, a professora Rutildes Moreira, coordenadora da Comissão, falou sobre o trabalho do grupo e sua importância na vida das professoras e professores, que se reúnem semanalmente, todas as quartas-feiras. “A Comissão é um espaço de acolhimento, informação e cuidado”.

O professor João Carlos Salles, reitor da UFBA, ficou responsável por proferir a homenagem (in memoriam) ao professor Ubirajara Rebouças, de quem foi orientando e discípulo. O professor Pasqualino Magnativa, da Faculdade de Arquitetura da UFBA, também foi homenageado pela professora Ariadne Moraes, também da FAUFBA.

Como parte da programação, a Apub sediou a Mostra de Artes dos Professores Aposentados, organizada pela professora Marlene Cardoso e com obras de 7 artistas. A exposição está instalada no sindicato para apreciação e também venda de quadros.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp