APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

No dia do/a Professor/a: juntos e planejando o futuro

Em 15 de outubro celebramos, mais uma vez, o dia do professor e da professora. A vocação e o destino de transmitir conhecimento e experiência, no diálogo com as pessoas, e auxilia-las a continuar construindo sua formação como profissional e cidadão. Estas são as características permanentes do/a professor/a.

O/a professor/a nunca deixa de ser professor/a, do mesmo modo que, quando alguém ajuda a plantar sempre será parte da história da árvore. E é o professor quem, em todos os níveis, ajuda a preparar para todas as profissões e para a vida em sociedade.

É fundamental, imprescindível e, para alguns perigoso, ajudar a pensar, discernir. Nunca foi fácil ser professor no Brasil. Valorizado nas palavras, enfrenta remunerações relativamente baixas e condições de trabalho difíceis. No Brasil de hoje, há grandes desafios, inclusive, para os professores universitários. Corte de verbas, ataques a autonomia da universidade e da cátedra, congelamento de salários e vagas e, em época de pandemia, a implantação inesperada de ensino online, produzindo estresse e traumas.

Esse 15 de outubro é o momento de reafirmarmos nosso compromisso como educadores e cidadãos, e permanecermos juntos e planejarmos o futuro.

Com abraços e apertos de mão, virtuais, mas fortes celebramos o nosso dia.

Joviniano Soares de Carvalho Neto – Diretor Social e de Aposentados     

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp