APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Ministro da Previdência, Carlos Lupi, recebe PROIFES-Federação

Nesta quarta-feira (15) o PROIFES se reuniu com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi. A reunião aconteceu em Brasília e faz parte de uma série de agendas da Federação para apresentação da pauta emergencial da entidade.

Durante a reunião foram abordados os seguintes assuntos: Revogação do Decreto 10.620/21; Alteração da natureza jurídica da FUNPRESP por meio da emenda nº 34 à Medida Provisória 1153/23; e solicitação de apoio para aprovação da PEC 555/06, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados.

Participaram do encontro o presidente do PROIFES, Nilton Brandão, o diretor de Relações Internacionais, Eduardo Rolin, o diretor tesoureiro, Flávio Silva, o diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior, Geci Silva, a diretora de Seguridade Social, Raquel Nery, a diretora de Assuntos Educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira, os membros do Conselho Deliberativo, Ana Maria Trindade e Osvaldo Negrão, o diretor de Assuntos da Carreira do EBTT da ADUFRGS-Sindical, Roger Sauandaj e a diretora de Assuntos de aposentadoria e previdência da ADUFRGS, Mariliz Gutterres.

O ministro Carlos Lupi se dispôs a criar grupos de trabalho para dar andamento às demandas por meio de um diálogo amplo e participativo. “Nosso entendimento é de que sem servidor público não há Estado. Estamos abertos para a construção de um ambiente de decisão conjunta com a criação de um espaço permanente de diálogo na defesa do servidor público”.

“A questão dos aposentados é uma das pautas prioritárias da Federação, historicamente o PROIFES é a entidade que mais avançou nessa luta, que possui um espaço muito forte nos sindicatos em todo Brasil. Entendemos que a cobrança de alíquotas para os aposentados é uma injustiça histórica do país e desde 2003 temos lutado contra essa injustiça, por isso pedimos a aprovação da PEC 555/06 que acaba com a tributação dos aposentados com alíquota de previdência”, afirmou o presidente do PROIFES, Nilton Brandão.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp