APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Lula recebe título Doutor Honoris Causa

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos da Reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, o título Doutor Honoris Causa, no final da manhã desta terça-feira (20). Lula foi recebido com muita festa pelo público e fez um discurso leve e descontraído, como de costume.

Em suas palavras, ele destacou a história de luta por liberdade que fizeram a Bahia conhecida em todo o país e relembrou a herança africana que torna o estado referência no Brasil. Lula aproveitou para capitalizar as bem-feitorias durante os oito anos em que esteve à frente do Palácio do Planalto, como os programas sociais e de educação que contribuíram para a redução da pobreza.

Para Wagner, antecessor de Dilma recuperou o valor da política perante a nação e serviu de exemplo para os trabalhadores e movimentos sindicais. A diretora da Faculdade de Filosofia, professora Maria Vitória, reiterou. “Mesmo antes deste título, ele já conquistou o reconhecimento do povo com distinção e louvor”.

Durante a solenidade, estudantes fizeram manifestação por mais segurança, melhor administração da cidade de Salvador, mais investimento na educação, como 10% do PIB previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Diante da situação, Lula falou que é importante ouvir os manifestantes para conhecer os motivos e as reivindicações. “Aqueles que hoje nos são contra um dia foram a favor. E aqueles que são a favor podem vir a ser contra um dia”. A Reitora Dora Leal reafirmou os benefícios dos programas do governo federal, mas reconheceu que ainda há muitos problemas.

A cerimônia contou com as presenças de entidades representativas dos docentes, a Apub, através da presidenta Silvia Lúcia Ferreira e do diretor Acadêmico João Augusto, representante do Consuni, dos servidores técnicos administrativos, a Assufba, com o presidente Renato Jorge, além de parlamentares e o ex-Reitor da UFBA, Naomar Almeida.

Marcaram presença também o governador da Bahia Jaques Wagner, o prefeito de Salvador João Henrique, o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, entre outras autoridades.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp