APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Lançamento Livro de Emiliano José

O Grupo Tortura Nunca Mais – Ba e o Comitê Baiano Pela Verdade convidam para o lançamento do livro “Galeria F – Lembranças do mar cinzento(IV) – Golpe. Tortura. Verdade” do jornalista e professor Emiliano Jose . O evento ocorrerá no dia 11 de julho (5ª feira), às 18 hs, na Livraria Cultura do Shopping Salvador.   A obra resgata historias doperíodo da Ditadura Militar mostrando a repressão política e a ação dos que a enfrentaram. O livro tem posfácio assinado por Paulo Vannuchi, Ex Secretariode Direitos Humanos da Presidência da Republica e atualmente integrante da Comissão dos Direitos Humanos do OEA – Organização dos Estados Americanos.
No quarto livro da série Galeria F, Emiliano resgata fatos nacionais, como o depoimento do ex-ministro e ex-governador Waldir Pires nos primeiros dias do golpe militar. Relata depoimentos de Carlos Augusto Marighella e Marco Antônio da Rocha Medeiros, presos na Operação Radar que matou duas dezenas de dirigentes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em todo o país, sob o comando direto do oficial Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado de responsabilidade, como comandante do DOI-CODI, pela tortura e morte de pelo menos 50 militantes políticos. A luta da igreja contra a Ditadura é relembrada por textos sobre Dom Helder, Dom Timóteo, Abade do São Bento e Padre Cláudio Perani do CEAS. A coragem dos advogados dos presos políticos está representada por um capitulo sobre Ronilda Noblat. A diversidade e a amplitude da luta aparece em textos sobe a Guerrilha do Araguaia, Apolônio de Carvalho, Mário Alves, Euclides Neto, Dilma Roussef.
O evento se reveste de especial importância num contexto de grandes manifestações e aprofundamento da democracia no Brasil. Este livro de Emiliano, membro do GTNM, constitui por si só oportuna contribuição à Comissão Nacional da Verdade, bem como contribui para a pauta da Comissão Estadual da Verdade a se instalar na Bahia, os quais deverão garantir aos brasileiros e baianos o direito a verdade histórica, elemento fundamental da afirmação de sua identidade democrática.
Joviniano Soares de Carvalho Neto
Presidente do GTNM-Bahia
Membro da Coordenação do Comitê Baiano Pela Verdade – CBV
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp