APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Informativo Semanal

28/6/2013
Apub debate: Poder de investigação do Ministério Público

A derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava o poder do Ministério Público nas investigações, não encerrou a discussão sobre as competências, atribuições e limites do MP e da polícia. Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o tema, a Apub realiza debate na próxima quinta-feira (04/07), às 10h, na Faculdade de Direito da UFBA. Foram convidados para o evento o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), o promotor de justiça Geder Gomes, coordenador do Ceosp (ainda não confirmado), e o professor Celso Castro, diretor da Faculdade de Direito da UFBA. Espera-se a presença de professores, estudantes, juristas e advogados interessados na questão.

Termina nesta sexta a eleição de delegados para Encontro Nacional do Proifes

Quem ainda não votou para delegados da Apub ao IX Encontro Nacional do Proifes, tem até as 18h desta sexta-feira (28/07) para participar do pleito. A diretoria da Apub lembra a importância de eleger uma delegação ampla, crítica e propositiva para apresentar e defender as demandas da Bahia no evento. São candidatos: Cláudia Miranda (FACED), Marilene Santil (Aposentada), Leopoldina Menezes (Matemática), Uilma Rodrigues (FACED), Penildon Filho (ICS), Hebe Alves (TEATRO), Silvia Leite (FACED), Geraldo Costa (CCAAB-UFRB), Ubiratan Félix (Ciências Aplicadas-IFBA) e Eloísa Pinto (Ciências Aplicadas-IFBA).


2 de Julho: Em defesa dos professores, da universidade pública e da democracia

A diretoria da Apub Sindicato convida todos os professores da UFBA, IFBA e UFRB para participar das manifestações do 2 de Julho, na próxima terça-feira. A passeata – da Lapinha ao Pelourinho – será em conjunto com o DCE e ASSUFBA, além de representantes docentes e discentes de Educação Física da UFBA, que estão mobilizados em prol do Centro de Esportes da universidade. A concentração será às 9h, em frente ao posto de combustíveis, no largo da Lapinha. As camisas serão entregues, prioritariamente, aos professores que passarem na sede do Sindicato na segunda-feira (01/07), pela tarde. Quem não puder vir à Apub neste horário, pode pedir para reservar a camisa e pegar na concentração do desfile.


Diretor da Apub fala sobre as manifestações no país

Manifestação ampla, com várias classes sociais, faixas etárias e tendências políticas, levando às ruas a demonstração de insatisfação com os governos municipal, estadual e federa e com o funcionamento da sociedade e, especialmente com serviços públicos. É o que se tem visto durante as passeatas da maior manifestação popular do país nos últimos tempos, inclusive em Salvador. O movimento tomou  grande proporção, porém sem organização. Para o professor Joviniano Neto, diretor Social e de Aposentados da Apub, em entrevistas concedidas à TVE, rádios Educadora e Baiana e TV Aratu, nos dias 21 e 25 deste mês, a ausência de organização e a multiplicidade de reivindicações ocasionam uma dificuldade: “encontrar canais que traduzam essas insatisfações em políticas públicas”. Além do Professor Joviniano Neto, diretores e filiados à Apub acompanharam pessoalmente as manifestações. Confira uma das entrevistas na íntegra.


Palestra Tarifa zero será no dia 11 de julho

Prevista inicialmente para quinta-feira (04/07), a palestra sobre sistema de transporte público coletivo foi transferida para o dia 11 de julho, na Escola Politécnica da UFBA. O evento é uma promoção do Senge (Sindicato dos Engenheiros da Bahia), em parceira com a Apub Sindicato, e conta com a presença do arquiteto Nazareno Stanislau Affonso, coordenador nacional do Movimento pelo direito ao transporte público e de qualidade. O objetivo da discussão é analisar as possibilidades técnicas e políticas da oferta do transporte gratuito. A inscrição é gratuita e as vagas são limitas.


Novo número do jornal da Apub em circulação

Começa a ser distribuído nesta quinta-feira (27/06) o Jornal da Apub do mês de junho. Esta edição traz em suas oito páginas textos sobre a expansão da universidade pública, a partir da audiência promovida em conjunto com o DCE e a Assufba, a última assembleia realizada e a síntese do seminário do movimento docente, realizado em parceria com a AdUnb, para representantes de ADs. Além disso, são tratados o Encontro do Proifes, a criação das universidades do Oeste e do Sul da Bahia, a Medida Provisória 614/2013 e as emendas apresentadas. Os professores da ativa recebem os exemplares nas unidades e os aposentados em casa. Quem não estiver recebendo os jornais deve entrar em contato com a secretaria do Sindicato, para que sejam tomadas as devidas providências, a fim de sanar o problema. Todas as edições estão disponíveis no site da entidade.


Semana que vem tem mais uma reunião preparatória para a Conae

Nos dias 5 e 6 de julho, acontece a 4ª reunião preparatória para a Conae 2014 (Conferência Nacional da Educação). Durante os dois dias serão discutidos os documentos produzidos pelos coordenadores dos eixos, (confira o texto do professor João Augusto), a organização dos debates sobre os temas nos sindicatos filiados e da Conferência Livre Presencial. Terá ainda debate com representantes da CNTE, CONTEE e CAMPANHA. Participam da 4ª preparatória a professora Silvia Maria Leite (FACED)e o professor João Augusto Rocha.  (Politécnica)


AGENDA POLÍTICA

  • 28/06 – fim do prazo para eleição dos delegados ao Encontro do Proifes (votação disponível até 18h)
  • 02/07 – participação da Apub no desfile do Dois de Julho. Concentração no largo da Lapinha, às 9h
  • 04/07 – Apub debate: Poder de investigação do Ministério Público. Faculdade de Direito da UFBA, às 10h
  • 11/07 – palestra Tarifa Zero. Escola Politécnica da UFBA, 19h
  • 11/07 – ato conjunto das centrais sindicais, inclusive a CUT, em todo o país, com paralisações e manifestações. Objetivo: destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional

FIQUE SABENDO

  • 03/07 – Passeata da CUT contra o monopólio da comunicação, em São Paulo, até a sede da Rede Globo
  • 4 e 5/07 – Plenária nacional dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana – preparatória para a III CONAPIR (Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial). Brasília
  • 11/07 – lançamento do 10º livro do professor e jornalista Emiliano José: Galeria F – Lembranças do mar cinzento (IV) – Golpe. Tortura. Verdade. Às 18h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp