APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

GT Direitos Humanos debate preparação de encontros regionais e do I Encontro Nacional em Salvador

Reunido em Brasília, o Grupo de Trabalho Direitos Humanos: raça/etnicidade, gênero e sexualidades do PROIFES-Federação debateu na terça-feira (22) uma extensa pauta de temas e ações para os próximos meses.

Dentre os assuntos,  houve apreciação das propostas provenientes do XIII Encontro Nacional do PROIFES e aprovadas pelo Conselho Deliberativo; definições sobre organização e estrutura do I Encontro Nacional do GT Direitos Humanos, que será sediado pela Apub, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro deste ano; relato sobre a organização do I Fórum Sindiedutec de Direitos Humanos: Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades, a ser realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Curitiba (PR) além da realização, pela ADURN-Sindicato, da XV Semana de Antropologia: Antropologia, Direitos Humanos e Criminalidade, nos dias 9 a 11 de outubro em Natal.

Participaram da reunião os professores Flávio Silva (Adufg Sindicato), Eduardo Silva (ADUFRGS-Sindical), Dóris Lieth Nunes Peçanha (ADUFSCar), Érika Pessanha D’Oliveira (Sindiedutec), Geovana Reis (Adufg), Juliana Melo (ADURN), Juliana Silva Ramires (SINDIPROIFES), Oswaldo G. C. Negrão (ADURN), Rosangela Gonçalves de Oliveira (Sindiedutec) e Thais Fernanda Leite Madeira (ADUFSCar). A Apub foi representada pela diretora financeira Leopoldina Menezes, professora Ângela Ernestina Brito (Psicologia) e Nildo Ribeiro (ICS)

Após a discussão dos itens da pauta, o grupo chegou aos seguintes encaminhamentos, que serão enviados para apreciação do Conselho Deliberativo do PROIFES:

•    Que o GT Direitos Humanos tenha representantes em todos os eventos sobre a temática que o PROIFES se fizer integrante;

•    Que as campanhas de publicidade do PROIFES relacionadas à temática sejam avaliadas pelo GT antes de serem autorizadas;

•    Que todos os integrantes do grupo assumam o compromisso de alimentar o link do GT que será criado dentro do site do PROIFES. Esse link (solicitação da III Reunião do GT, aprovada pelo CD) deve ser criado no máximo até a primeira semana de setembro;

•    Que os funcionários dos sindicatos federados recebam orientações sobre como proceder em relação ao preenchimento de dados sobre gênero, raça/etnicidade e sexualidade de seus associados. A base dessa orientação virá de um material utilizado pelo professor Oswaldo da ADURN. Poderá ser elaborado o material em pdf, ou feito um treinamento por teleconferência.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho será em Curitiba durante o I Fórum Sindiedutec de Direitos Humanos: Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades, na manhã do dia 20 de outubro.

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp