APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Em Brasília, PROIFES inicia Semana dos Direitos Humanos com performance contra a fome

O PROIFES-Federação, por meio do seu Grupo de Trabalho Direitos Humanos: Raça/etnicidade, gênero e sexualidades, deu início nesta quarta-feira à Semana dos Direitos Humanos, com o tema Fome não é Fake.

Uma performance artística em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e depois reproduzida na rodoviária com panfletagem, destacou a volta da fome ao Brasil.  A intervenção artística reproduziu a Nossa Senhora da Fome, cercada de ossos, trajando um véu com as diversas mazelas que assolam o Brasil e causam a fome, como a privatização, o golpe, o agronegócio e ganância.

Na rodoviária, foi distribuído panfleto lembrando que em 2014 o Brasil havia alcançado o melhor nível de segurança alimentar da série histórica, mas que o atual governo trouxe a fome de volta ao país, em que 116 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos em 2020, e quase 20 milhões de brasileiros e brasileiras dizem passar 24 horas ou mais sem ter o que comer.

“Fome não é fake, é verdade, é o que não está nos pratos dos brasileiros. Trabalhadores e trabalhadoras brasileiros estão passando fome, situação agravada pela Covid. Estamos aqui fazendo nosso protesto”, destacou a diretora de Direitos Humanos do PROIFES-Federação, Rosangela de Oliveira (SINDIEDUTEC-Sindicato)

https://youtube.com/watch?v=S_VqG51A_R8%3Ffeature%3Doembed

As atividades da Semana continuaram nesta quinta-feira, com a realização de uma reunião do GT Direitos Humanos do PROIFES em que foi debatido e planejada a organização do III Encontro Nacional do GT e a participação do PROIFES-Federação no Fórum Social Mundial que será realizado em janeiro em Porto Alegre.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp