APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Em Assembleia, docentes aprovam defesa da Universidade e da Democracia contra o fascismo

Na manhã de hoje (15), a Apub Sindicato realizou uma Assembleia Geral pautando a defesa da Universidade e da Democracia. Na abertura, a presidenta Luciene Fernandes, esclareceu que o sindicato já havia realizado uma reunião com docentes na semana anterior para debater esses temas e que uma Comissão de Mobilização tinha sido formada para operacionalizar algumas iniciativas dos docentes. Ainda assim, a Assembleia era necessária para legitimar o posicionamento da categoria. Na oportunidade, as/os docentes manifestaram-se sobre a conjuntura e sobre as reais ameaças que o avanço da cultura e da política fascistas representa para a população brasileira e suas instituições.

IMG_79922

Com unanimidade, a Assembleia deliberou pelo manifesto em defesa da Democracia e da Universidade Pública em apoio à candidatura  de Fernando Haddad (PT) para presidência do Brasil, representando no momento a principal via de defesa da Democracia e como oposição ao programa de governo e à própria figura do candidato  da extrema-direita, que personifica o fascismo e também o ataque aos direitos trabalhistas e sociais, assim como a privatização da Universidade e educação pública.

Também foram aprovados o apoio do sindicato aos atos conjuntos com outras entidades em defesa da Democracia, tendo já sido agendada a manifestação no dia 19 de outubro, ao final das atividades do Congresso da UFBA, na reitoria. Além disso, a realização de aulas públicas com apoio necessário do sindicato, faixas nos campi afirmando a defesa da Democracia e da Universidade pública, tentativa de inserção de conteúdo nas mídias locais e produção de materiais informativos para panfletagem na Universidade e nos bairros que esclareçam as propostas das candidaturas e os impactos na vida da população em geral. E, a Apub convocará outra Assembleia Geral para próxima semana.

IMG_80433

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp