APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Em Assembleia da Apub, docentes em Assembleia da Apub propõem emendas à resolução do CONSUNI/UFBA sobre semestre 2022.1

Na tarde de ontem, 10 de novembro, a Apub realizou uma Assembleia online para discutir a proposta de resolução do Conselho Universitário da UFBA para o semestre 2022.1. Durante quase 5 horas de leitura e discussão do documento na íntegra, as professoras e professores formularam alterações para serem apresentadas na reunião do CONSUNI com esta pauta, que acontecerá na sexta-feira, 12 de novembro.

No debate, ficou sobressalente a preocupação de conciliar a demanda de vagas nas disciplinas (quantidade de estudantes por turmas) e as medidas de biossegurança, além das questões relacionadas as condições de trabalho docente neste contexto. Também abordaram, entre outros pontos, a necessidade da comprovação do ciclo completo de vacinação contra covid-19, considerando esta a forma mais eficiente de proteção da comunidade universitária; a concordância com o modelo ainda híbrido (presencial e remoto) diante da condição de emergência de saúde pública; e os critérios que permitirão servidores/as manterem-se em trabalho exclusivamente remoto – a exemplo das comorbidades, gestação, lactação e parentalidade de crianças em idade escolar que não tenham retomado a vida escolar presencial. Confira aqui o documento com as propostas de emendas da Assembleia.

A Apub pretende ainda realizar assembleias com o mesmo objetivo nas outras universidades federais baianas que também compõe a base do sindicato – como a UFOB que também já apresentou uma proposta de retomada das aulas presenciais para o próximo semestre letivo.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp