APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Docentes se organizam para realizar exposição das atividades e projetos da UFBA

Aconteceu na manhã de hoje (24) a primeira reunião para organizar a “Feira do Conhecimento” – nome ainda provisório – de evento que visa expor para a sociedade o que é produzido na Universidade Pública. A realização do evento foi proposta e aprovada em Assembleia Geral da Apub.

Na reunião, compareceram representações de doze unidades da UFBA e também da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. A coordenação foi da presidenta do sindicato, professora Raquel Nery. Ela ressaltou que a ideia da Feira surgiu no contexto das “Jornadas de Maio” pela Educação e da necessidade identificada naquele momento de propor novas formas de mobilização além dos atos de rua; também, de mostrar a Universidade como um espaço aberto a todos e todas e sua importância para a vida cotidiana. A professora apresentou o pré projeto da estrutura da “Feira”, cuja responsabilidade de financiamento será exclusivamente do sindicato e afirmou que espera contar com a mobilização e criatividade das unidades para participar.

Após algumas considerações sobre a exiguidade do tempo e dificuldades de mobilização durante o período de recesso acadêmico, foi acordada a data de 30 de agosto (sexta-feira) para a realização da “Feira”. O local será a praça do Campo da Pólvora, devido à facilidade de acesso, disponibilidade e tamanho condizente com a estrutura pretendida (veja abaixo).

Vista aérea do Campo da Pólvora

A ideia é que as unidades pensem suas atividades e exposições de forma conjunta para compartilhar o espaço disponível. Durante a reunião foram sugeridas apresentações musicais, palestras sobre sustentabilidade e astronomia, oficinas de reciclagem e apresentações de projetos de pesquisa e informações relevantes sobre a UFBA, como dados de acesso e permanência. Foi uma discussão entre os/as presentes que jovens estudantes da periferia da cidade, muitas vezes, não têm a UFBA no seu horizonte como uma possibilidade concreta de ingresso no ensino superior. É um dos objetivos da “Feira”, através de uma parceria com a APLB Sindicato, levar estudantes de escolas públicas para conhecerem e se familiarizarem com a Universidade.

No encontro, foi formada uma Comissão que irá encaminhar juntamente com o sindicato as demandas mais imediatas e uma nova reunião será realizada no dia 15 de agosto, na expectativa de envolver mais unidades.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp