APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Diretoria e Conselho Fiscal tomam posse para o biênio 2016/2018

Tomaram posse ontem (21), a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Apub Sindicato para o biênio 2016/2018. A solenidade aconteceu na sede do sindicato e foi conduzida, inicialmente, pela presidente da gestão anterior Cláudia Miranda. Participaram também da mesa a ex-vice presidente Livia Angeli, o reitor da UFBA João Salles, o coordenador do DCE/UFBA Matheus Assis e o coordenador da Assufba Renato Jorge.

Em sua última fala como presidente da Apub, Cláudia agradeceu a todos os presentes pelo apoio e aos funcionários do sindicato pela dedicação e trabalho. Ela destacou que sua gestão enfrentou enormes desafios e sempre se mostrou engajada nas lutas em defesa dos direitos e da democracia. Também lembrou o esforço realizado pela diretoria para se articular com outras entidades e movimentos sociais, citando o exemplo do Comitê Nacional em Defesa da Educação. A abertura ao diálogo com a administração central da UFBA e a aproximação com as demais universidades do interior da Bahia foram outros pontos positivos citados. Como desafios para a próxima gestão, ela apontou a realização do Congresso Docente e a atualização do estatuto da Apub, projetos iniciados porém não concluídos. Recomendou a eleição de um conselho de representantes nas unidades, a intensificação da luta dos aposentados e a organização de um Seminário Nacional com todas as entidades ligadas à educação para discutir os impactos e efeitos da expansão universitária.

posse2 posse3

João Salles ressaltou a importância do momento e do diálogo entre a Apub e administração. Lembrou que 2017 ainda traria ameaças à universidade pública, desde o orçamento até a sua autonomia e que era necessário continuar “nossa resistência progressista e democrática”. Desejou por fim sorte à nova diretoria. Matheus Assis e Renato Jorge destacaram a parceria entre a Apub e suas entidades e reafirmaram sua disposição em construir a luta em conjunto. Livia Angeli falou sobre o aprendizado nos dois anos de intensos trabalhos e afirmou que a gestão foi marcada pela tolerância e capacidade de diálogo com diferentes forças políticas na universidade. Disse que o principal para o sindicato era manter sua base organizada e mobilizada e colocou-se à disposição para participar das atividades no próximo ano.

Após as falas, Cláudia Miranda declarou empossados/as os/as novos/as dirigentes. Na ausência de presidenta Luciene Fernandes, em viagem ao exterior, o vice-presidente Ricardo Carvalho falou em nome da gestão. Ele pontuou os desafios que medidas como a PEC 55 certamente trariam para as universidades e movimentos sindicais e destacou que durante toda a campanha a proposta apresentada aos docentes era fazer a luta privilegiando o debate e o diálogo. Externou seu reconhecimento ao trabalho da gestão anterior e afirmou o intento de atualizar o estatuto da Apub; lembrou também dos/as aposentados, apontando a importância estratégica do segmento, tanto nas questões específicas da universidade quanto para as lutas mais gerais. Por fim, chamou a todos “para estar conosco na nossa caminhada pelos próximos dois anos”.

posse4 posse5

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp