APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Direito à Moradia é tema central de evento na UFBA

Aconteceu ontem (01), o I Encontro de Estudos Práticos do Direito à Moradia, no auditório Magno Valente da Escola Politécnica da UFBA. O evento é realizado pelo Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica e Faculdade de Arquitetura em parceria com a Teto – Núcleo Bahia, organização internacional que trabalha com projetos de habitação, entre outras iniciativas, em comunidades periféricas.

O Encontro contou com debates sobre o direito à cidade, o papel social dos profissionais da construção civil e as ocupações territoriais, além de questões ligadas ao projeto de moradias de Emergência. O professor Jardel Gonçalves da Escola Politécnica esclarece que a atividade faz parte de um conjunto de outras que busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, a partir de medidas e ações que possibilitem acesso aos direitos básicos, como a moradia. Para ele, é preciso que os profissionais se comprometam socialmente, colaborando com as comunidades e cobrando do poder público investimentos e ações que transformem efetivamente a vida das pessoas.


Na ocasião, a professora Lídia Quieto da Faculdade de Arquitetura ressaltou a importância desses encontros com compartilhamento de saberes e que estreita a relação da Universidade com a sociedade civil, para que a academia possa cumprir com sua obrigação social. 
Pela manhã, também participaram do debate integrantes da Teto e a líder comunitária Maria Janete Santos, da Vila Esperança em Pau da Lima.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp