APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Projetos e desafios da extensão universitária foram debatidos em atividade da Apub

A atividade promovida pelo GT de extensão da APUB, realizada na tarde desta terça-feira (23), trouxe para o centro das discussões o diálogo e a troca de experiências em extensão, com a proposta de pensar caminhos e estratégias para enfrentar os desafios, aprimorar as políticas extensionistas e continuar construindo Extensão Universitária no estado.

Compuseram a mesa “Vivências, perspectivas e desafios da Extensão Universitária“, a professora Uilma Matos, aposentada da Faculdade de Educação; o pró-reitor de Extensão da UFBA, Guilherme Bertissolo e a coordenadora de Programas e Projetos da ProExt, professora Katemari Rosa; a professora Auristela Félix, da Faculdade de Ciências Contábeis; a professora Cristiane Santos Souza do IHL/campus dos Malês da UNILAB; e a medição ficou por conta da professora Carolina Paraíba, coordenadora do GT.

A diretora financeira da APUB, Fernanda Almeida, fez a abertura oficial da atividade e um retrospecto das ações realizadas pelo Programa Apub Debate no ano de 2022, citando a Extensão como tema em diversos momentos ao longo do ano.

A professora Carolina Paraíba, coordenadora do GT, destacou os principais motivos para promover e ampliar os debates em extensão “Esse é o nosso primeiro evento dentro do Projeto APUB Debate e é só o começo. Precisamos nos encontrar mais, ter um espaço para a troca de experiências e promover a luta pela valorização da extensão e do trabalho desenvolvido pelos docentes/as extensionistas “, avaliou.

O diálogo foi iniciado pelo Pró-Reitor de Extensão Universitária, Guilherme Bertissolo, que apresentou os novos rumos e projetos que tem sido realizados na extensão universitária da UFBA.

Em seguida, as professoras Uilma Rodrigues, Cristiane Santos e Auristela Felix, relataram as principais vivências ao longo de cada trajetória profissional.

Uilma descreveu a importância dos 30 anos de vivência de extensão dentro da universidade. “Havia quem dissesse que a extensão universitária era a prima pobre da universidade, mas eu encontrei na extensão uma chance maior de fazer pesquisa e transmitir o meu conhecimento para as comunidades. Naquela época havia uma verdadeira troca de saberes e aprendi a fazer isso com grandes professores da UFBA”, descreveu a professora, citando nominalmente cada mestre que ajudou a consolidar os 30 anos de vivência na Extensão Universitária, com exemplos de algumas ações no projeto UFBA em Campo.

A profa. Cristiane Santos, trouxe relatos da Extensão na UNILAB, Campus dos Malês e apresentou o projeto da Biblioteca Náutica, realizado com a comunidade na Baía de Todos os Santos, que possibilitou o acesso à leitura e troca de saberes.

Auristela Felix deu inicio a sua inserção reforçando a motivação de participar do GT de Extensão da APUB e fazer parte do planejamento da atividade. “A possibilidade de aprender mais sobre a Extensão é uma alegria para mim. A extensão tem o poder reacionário de revolução na educação. E a contabilidade tem muito a oferecer para geração de renda, principalmente dos mais vulneráveis”, pontuou, após apresentação dos projetos para a geração de renda em comunidades, durante seus 15 anos de atuação na extensão.

O debate transcorreu e saiu do campo das vivências até chegar aos desafios; momento em que a professora Katemari Rosa, coordenadora de Programas e Projetos da Proext UFBA, levantou uma proposta. “Precisamos construir formas de repensar algumas resoluções que temos na UFBA  e que não nos permite fazer a extensão.  A proposta é organizar e ampliar as discussões  nas unidades para pensar os próximos passos da extensão e as barreiras enfrentadas na hora de executar a extensão”, destacou.

Ao final das apresentações o debate foi aberto para inserções e a profa. aposentada Maria Elizabeth (EBTT), sintetizou em poucas palavras o reflexo da extensão dentro da sociedade. “A universidade precisa se aproximar da sociedade e a extensão é o único caminho”, sentenciou.

Ao final da atividade foi sorteado o livro “Narrativas de Pescadoras, As Marisqueiras de Passé, de autoria da professora Uilma Rodrigues.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp