APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Conselho da UFBA transfere gestão do Ana Nery à Ebserh

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia aprovou, por unanimidade, nesta segunda, 18, a transferência da gestão do Hospital Ana Nery à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) – ligada ao Ministério da Educação e criada para gerir hospitais de ensino.

Com isso, o convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado e a Universidade, que dividiam a gestão com o governo, perderá a validade no próximo dia 26, e não será renovado nos  termos atuais.

Os cargos comissionados serão devolvidos ao estado e um novo acordo com a Sesab deverá manter os cerca de 200 servidores estaduais cedidos ao hospital. Eles serão devolvidos gradualmente em até dois anos, período de transição até que todos os funcionários sejam contratados via concurso público.

Na manhã da terça-feira, aconteceu uma assembleia geral no auditório do HAN na Caixa D’Água com a presença dos servidores da unidade, diretores do Sindprev/BA, o diretor geral do HAN Luiz Carlos Santana Passos, e o secretário da Saúde do Estado Fábio Vilas-Boas, para tratar a atual situação do Hospital.

O objetivo foi esclarecer para os trabalhadores como ficará a situação dos servidores estaduais e federais, a partir das novas mudanças que o hospital vem passando com a implantação da empresa EBSERH, além das medidas que deverão ser tomadas. Foi informado que a SESAB irá discutir com o Reitor da Universidade e com o diretor do HAN como vai ocorrer esse processo de implantação da empresa e como será assegurada a manutenção dos servidores federais e estaduais na unidade, em uma reunião que acontecerá nessa próxima quinta-feira (21).

Fonte: Jornal A Tarde e CUT Bahia

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp