Concurso escolhe logo do Fórum Social Mundial 2018

Estão abertas, desde quarta-feira (12) até o dia 22 de julho, as inscrições para o concurso da logomarca do Fórum Social Mundial 2018. O edital é voltado para artistas gráficos do mundo inteiro e está disponível no site www.fsm2018.org . A logo vencedora será escolhida por voto popular.

Com o lema “Resistir é criar. Resistir para transformar.”, o Fórum Social Mundial (FSM), será realizado em terras baianas pela primeira vez, entre os dias 13 e 17 de março de 2018. O evento organizado pelo Coletivo Brasileiro e Comitê Internacional do FSM, reúne centenas de movimentos, redes e organizações da sociedade civil de todo o mundo. 

Segundo Rita Freire, que integra o Coletivo Brasileiro e o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), o concurso é resultado do processo colaborativo de construção do FSM. “Esta iniciativa está alinhada com a dinâmica de construção do evento, que se propõe a ser colaborativa, autogestionada e horizontal”, pontou. 

A escolha de Salvador para sediar o evento foi anunciada durante o seminário nacional “Movimentos Brasileiros em Diálogo – Um Fórum Social Mundial na Bahia é possível?”, realizado nos dias 26 e 27 de maio, com apoio unânime dos movimentos sociais de todo o Brasil, além de órgãos governamentais e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), local onde as principais atividades do FSM serão realizadas.

O FSM 2018 tem o objetivo de discutir e buscar alternativas viáveis para promover a transformação social culminando em um mundo mais justo e igualitário. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas participem do evento. Representantes de entidades do Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Marrocos, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais já confirmaram presença no evento. 

Para Damien Hazard, membro do Conselho Internacional do FSM e da Abong, o Fórum vem com o intuito de reinventar o pensamento utópico e dar “munições” aos movimentos. “Vamos buscar estratégias de convergências, assim como meios que possam mudar esse mundo. Precisamos de um mundo com mais justiça social e ambiental”, afirma Hazard.  

Sobre o Fórum Social Mundial 

O Fórum Social Mundial, uma iniciativa da sociedade civil organizada, nascida em Porto Alegre (2001), é um encontro democrático que procura incentivar debates, articulações, o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais, as organizações baseadas em comunidades (OBCs), organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil (OSCs) que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital. 

O FSM se organiza propondo um encontro mundial a cada dois anos, sendo que nos anos de intervalo, fóruns temáticos descentralizados e autônomos são fortemente encorajados, com o objetivo de dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões. O último foi realizado no Canadá, em 2016. 

 

SERVIÇO 

O que: Concurso de Logamarca para o Fórum Social Mundial 2018

Quando: inscrições de 12 a 22 de julho de 2017 

Onde:  www.fsm2018.org (edital)  

Mais informações sobre o concurso:

E-mail: forumsocialmundial@fsm2018.org  

Notícias sobre o FSM 2018 – Salvador

E-mail: info@fsm2018.org

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu