APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Conae 2014: Professor João Augusto debate universidade no Brasil do século XXI

O professor da Universidade Federal da Bahia, João Augusto de Lima Rocha (APUB-Sindicato), abordou o tema “A universidade no Brasil do século XXI: participação social e desenvolvimento nacional” na II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). A palestra foi realizada nesta sexta-feira (21), 10h às 12h, em Brasília.

Em linhas gerais, o docente tratou a influência do meio acadêmico na construção das relações sociais nos últimos anos. “A universidade fornece instrumentos à sociedade para tratar os problemas em nível mais elevado de complexidade. Para Anísio Teixeira [educador e escritor brasileiro], ela é a única instituição social, na história, encarregada da reorganização contínua da cultura, tomado o termo cultura no sentido de tudo que a espécie humana produz em sociedade”, contextualizou João Rocha.

Segundo o professor, “a compreensão do papel da universidade, em conexão com a cultura, é um assunto pouco abordado nos estudos sobre a instituição. O aprofundamento sobre esse vínculo permite precisar o significado da pesquisa como atividade fundamental na universidade”, afirmou.

Além disso, a palestra pontuou a rápida expansão da rede de ensino, principalmente das universidades privadas, para atender à alta demanda atual; e as inovações introduzidas pelos bacharelados interdisciplinares nas instituições brasileiras, a partir da iniciativa pioneira de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, na UnB, em 1962.

Por Proifes Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp