APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Comunicado da Apub sobre desconto da contribuição sindical

Prezado/a professor/a

Diante de mensagens recentes de professores/as ao sindicato, apontando que o desconto da contribuição sindical da Apub não tem aparecido no contracheque, informamos que:

1) Desde Fevereiro de 2020 o processo de desconto consignado em folha de pagamento foi modificado pelo SERPRO – órgão federal responsável pela gestão e repasse das consignações. A partir dessa data, para que o desconto em folha seja realizado, o/a docente precisa reafirmar sua intenção de filiação, realizando um procedimento burocrático no sistema SIGEPE. 

2) O novo procedimento afetou todos/as os/as filiados/as recentes e o passo a passo para sua realização tem sido informado pelo sindicato por e-mail e ligação telefônica, por onde também são retiradas dúvidas e prestado auxílio aos/às docentes que têm dificuldades em realizar o processo. 

3) Ainda assim, tem havido uma demora desproporcional para que o desconto seja efetivado, mesmo após o cumprimento da etapa burocrática no SIGEPE. O sindicato tem buscado uma resposta do órgão, sem sucesso até o momento.

4) Não é, evidentemente, um acaso ou novidade o surgimento de dificuldades para a sustentação financeira dos sindicatos. Em um governo autoritário com uma política de desmonte de serviços públicos e supressão de direitos, a organização política de trabalhadores e trabalhadoras é uma estratégia de resistência e, portanto, sindicatos são um alvo. A Apub não foi afetada pela Reforma Trabalhista por ter sempre dependido apenas da contribuição voluntária de seus/suas filiados/as, que, agora, é ameaçada por entraves supostamente burocráticos.

5)  As providências administrativas e políticas estão sendo tomadas para resolução do problema e reiteramos que nenhum professor ou professora será impedido de exercer seu direito ao voto nas eleições sindicais da Apub devido a ausência do desconto: as filiações estão ativas em nosso sistema e elas são válidas para votação. Ainda, não será efetuado desconto retroativo. Resolvida a situação junto ao SIGEPE, a consignação será efetivada somente a partir daquele momento. 

Em caso de persistência de dúvidas, estamos à disposição

Diretoria da Apub Sindicato 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp