APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

“Ciência: luta de mulher” é exibido no Glauber Rocha em Salvador

Na noite da última quinta-feira, 25 de agosto, a APUB realizou um cine debate com exibição do documentário “Ciência: luta de mulher”, no Cine Metha Glauber Rocha, em Salvador. O filme, produzido pelo Observatório do Conhecimento, tem direção e roteiro de Rithyele Dantas; e conta as histórias de mulheres cientistas e suas reflexões sobre fazer ciência no país, desigualdades, carreira e outras questões. Após a sessão, houve uma roda de conversa com Rithyele Dantas, a diretora do documentário, com a professora Maria da Glória Teixeira, uma das cientistas destacadas no filme, Mayra Goulart da AdUFRJ, e mediação da vice-presidenta da APUB, Ana Lúcia Góes.

O curta “Ciência: luta de mulher” foi lançado em Brasília, em 26 de abril, com a presença de cientistas, professoras/es da educação básica, representantes sindicais e do Congresso. O filme tem direção e roteiro de Rithyele Dantas, e conta as histórias reais de Isis Abel, Bióloga, Biomedicina e Epidemiologista; Helena Padilha, Assistente social, Socióloga e bacharel em Direito; Nina da Hora, Cientista da Computação e Hacker Antirracista; e Maria da Glória Teixeira, Médica e Sanitarista, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e filiada à APUB. Quatro mulheres cientistas, que conversam sobre como é fazer e lutar pela ciência no país. Falam sobre carreira, desigualdades, raça e maternidade.

A intenção do Observatório é poder exibir o filme nas escolas de educação básica, e compartilhar a história inspiradora de mulheres na Ciência para mulheres que inspiram com a sua atuação acadêmica, sindical e política.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp