APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Carta em defesa do Estado Democrático de Direito é lida em ato na Faculdade de Direito da UFBA


Entidades e representações da sociedade civil reafirmam e celebram a Democracia e o sistema eleitoral brasileiro

Ontem, 24 de agosto, data do aniversário de 140 anos de Luís Gama – advogado negro e abolicionista, grande escritor e poeta nascido em Salvador, a Faculdade de Direito da UFBA foi palco, mais uma vez, de um ato público e político em defesa da Democracia. A atividade foi marcada pela leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, documento elaborado pela Faculdade de Direito da USP e lançado oficialmente no dia 11 de agosto com adesão de mais de um milhão de signatários e signatárias de todo o país. 
O ato foi organizado pela APUB (Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia), junto ao Sindicato de Engenheiros da Bahia e mais quinze entidades como Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Médicos pela Democracia, Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) e Associação Juízes para a Democracia. “Tenho certeza que a defesa da democracia nos une, mesmo que tenhamos divergências políticas. A defesa do estado democrático é a premissa para que possamos sonhar com outro país e ter direitos”, afirmou Emanuel Lins, presidente da APUB e professor da casa, celebrando o encontro.
Quem conduziu a vigília democrática foi o também docente da Faculdade de Direito, Ponciano de Carvalho, que falou sobre os diversos significados de Democracia, mas enfatizou: “como estamos diante de uma palavra cheia de significados, a democracia que nos une hoje é a garantia das eleições, o voto do povo, principal procedimento do fazer democrático. Nenhum candidato pode impor condições para aceitar ou não o resultado das eleições”. 
A noite, abrilhantada pela participação do bloco Ilê Aiyê, congregou figuras históricas de resistência e da redemocratização do país, como Marília Muricy, professora da UFBA e Procuradora do Estado da Bahia aposentada, mestra de muitos dos presentes; representações de entidades da sociedade civil, como a OAB-BA, o Grupo Tortura Nunca Mais, Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e Coalização Negra por Direitos; e membros de diversas gerações e dos três setores da comunidade universitária, além da presença dos gestores da UFBA, o reitor Paulo César Miguez e o vice-reitor Penildon Silva Filho. “É fundamental que a democracia prevaleça para que possamos enfrentar as dificuldades da sociedade. Eles não passarão, a democracia vencerá”, afirmou o reitor recém-empossado, eleito pela comunidade.
As falas também apontaram a defesa do sistema eleitoral brasileiro, em especial das urnas eletrônicas. Mas convergiram principalmente sobre o desafio de cultivar a democracia cotidiana e constantemente, sendo esse o caminho para tratar dos conflitos e desigualdades históricas do Brasil. “Estamos aqui para defender a democracia limitada que nós temos e exercitar a democracia. Avançar na democratização da sociedade significa lutar para que todos tenham direitos e acesso aos bens que a sociedade produz. É preciso democratizar a Democracia”, concluiu Joviniano Carvalho Neto, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e também diretor da APUB.

Confira alguns dos destaques na imprensa sobre o ato:
Rádios:

Bahia No Ar/ Educadora FM (Multicultura) Salvador FM (Ligação Direta)
https://bit.ly/3AXmTgt
https://bit.ly/3pNZrf7

Jornais
Correio da Bahia
http://glo.bo/3CxoYk5
Jornal A Tarde
https://bit.ly/3RckkMz

Sites

Bahia Notícias
https://bit.ly/3PQa9fy
Notícias Já
https://bit.ly/3APZSM5
PNoticias
https://bit.ly/3clJREv
Notícias Primeiro Jornal
https://bit.ly/3QSm6Tu

TV
TVT Na Bahia: https://youtu.be/-k5IXkuyCv4
https://bit.ly/3ANVflU

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp