APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Bahia terá mais duas universidades federais

A criação de duas universidades federais (do Sul e do Oeste) na Bahia e a extensão da UFBA e da UFRB será anunciada nesta sexta-feira, pela presidente Dilma Rousseff em plena campanha salarial dos professores das instituições públicas de ensino superior do país. A decisão foi tomada em audiência entre a bancada baiana da Câmara Federal e o secretário de Ensino Superior, Luís Carlos Brito.

De acordo com informações, a Universidade do Sul terá campus em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Os campi da Universidade do Oeste serão em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Além das novas instituições de ensino, a UFBA ganha mais uma sede, desta vez em Camaçari, e a UFRB em Feira de Santana. Além disso, serão criados nove institutos federais tecnológicos, nas cidades de Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.

Para a Apub, que preza pela ampliação e pela qualidade do ensino superior público, a notícia é boa, mas é preciso, paralelamente, valorizar a categoria docente.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp