APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Assembleia Geral define comissão e calendário para eleição da diretoria da Apub


Ontem (07), a Apub realizou Assembleia Geral, no auditório do Instituto de Geociências da UFBA, para formar a comissão eleitoral e discutir o calendário das eleições da nova diretoria do sindicato para o biênio 2018-2020. A diretora Raquel Nery e o vice-presidente Ricardo Carvalho compuseram a mesa; a diretora iniciou dando informe sobre os encaminhamentos da Plenária “Defender a Democracia por um Brasil de direitos”,convocada pela Apub, Assufba e DCE/UFBA, no dia 30 de outubro, na Faculdade de Direito da UFBA (veja aqui o relato).

Ainda nos informes, docentes relataram atividades realizadas nas unidades e divulgaram agendas de atividades abordando os temas como Democracia, fascismo, Escola sem Partido e Direitos Humanos. Também anunciaram a formação de comitês antifascistas nas unidades, como na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faced e Escola Politécnica. Ainda, foi abordada a articulação de Frentes em defesa da Democracia e da possibilidade de realização de uma Assembleia Universitária, temas debatidos na última reunião do Conselho Universitário da UFBA.

Para iniciar as discussões sobre as eleições do sindicato, o professor Ricardo leu o Artigo 39 do Estatuto sobre a composição da comissão eleitoral. O professor Joviniano Neto contribuiu com esclarecimentos sobre a questão, elencando algumas tarefas da Comissão, como de elaboração do Regimento Eleitoral, e lembrando os procedimentos adotados nas últimas eleições.

Logo após, a plenária deliberou sobre os nomes indicados para compor a Comissão. De acordo com o Estatuto da Apub, a Assembleia tem a prerrogativa de indicar um (01) nome; outro seria retirado do Conselho de Representantes e dois (02) indicados pela diretoria, que propôs os nomes das professoras Ana Lúcia Góes (ICS) e Edilza Sotero (Faced). Como nos últimos pleitos não foi eleito Conselho de Representantes, o acordado é que a Assembleia indica dois (02) nomes, cada um com um suplente. Desse modo, foram eleitos/as por unanimidade para a Comissão:

Hebe Alves (Teatro) – Titular
Cleber Luz (ICS) – Suplente

Sue Iamamoto (FFCH) – Titular
Renata Dutra (Direito) – Suplente

Por fim, foi discutido e aprovado o calendário eleitoral, a partir de uma proposta elaborada previamente pela diretoria:

– Constituição da Comissão Eleitoral – 09/11

– Inscrição de chapas – 13 e 14/11

– Homologação de chapas -14/11

-Recursos sobre as chapas –  16/11

– Publicação das chapas – 19/11

– Campanha – 20/11 a 03/12

– Eleição – 04 e 05/12

– Apuração (iniciada após a finalização da eleição) – 05/12

– Homologação da Eleição – 06/12

– Recursos – 10/12

– Promulgação dos resultados- 11/12

– Posse da nova diretoria- 21/12

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp