APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub Sindicato inicia processo eleitoral

A presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia – Apub Sindicato – professora Silvia Lúcia Ferreira, deflagrou nesta terça (6), oficialmente, o processo eleitoral da entidade, ao empossar os membros da Comissão Eleitoral. Ela ressalta o reconhecimento que a entidade tem na sociedade e considera positiva a gestão que se encerra agora, com as conquistas obtidas pela comunidade acadêmica na Bahia.

A inscrição das chapas que concorrem ao biênio 20122014 será feita entre os dias 9 e 1311, a campanha entre 16 e 2611. A votação para os membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes acontece nos dias 27 e 28 de novembro; a posse dos eleitos será dia 1312. A entidade estadual tem cerca de 2.800 filiados distribuídos nos campi da UFBA, UFRB e IFBA. BAHIA TODO DIA ouviu três membros da Comissão Eleitoral nesta terça (6), na sede da Apub Sindicato: os professores Carlos Freitas e Henrique Saldanha, este, representante das oposições foram eleitos pela assembleia da categoria;  e Uilma Amazonas, nome da diretoria da Apub. Os profs  Ricardo Carvalho, também indicado pela Apub e o suplente Ademario Spindola não chegaram a tempo para o ato de instalação. Uílma Amazonas pretende fazer um trabalho transparente e em harmonia na comunidade acadêmica, que preserve o direito de todos e garanta o sucesso da eleição. “Enquanto integrantes da Comissão Eleitoral”, diz Uílma, “nosso papel é o de garantir o respeito aos instrumentos legais da Apub Sindicato e assegurar a democracia na nossa entidade”. Para o professor Carlos Freitas, “a categoria soube separar os conflitos recentes e reconheceu o direito das oposições participarem da Comissão Eleitoral. Vamos atuar com autonomia, observando as experiências passadas, pois o tempo é curto e o trabalho será intenso para preparamos tudo direitinho até o dia 27”.

Henrique Saldanha ressalta que a campanha será feita de forma independente aos processos judiciais que vigoram. Ele informa que o papel da Comissão Eleitoral será o de conduzir as eleições e garantir a quem vencer que assuma a entidade. Henrique considera importante garantir direitos iguais às chapas que concorrem ao biênio 20122014, com democracia e transparência, para que não haja questionamentos sobre o resultado final.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp