APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub realiza reunião com PRODEP/UFBA sobre contratos de substitutos e progressão na carreira

Hoje, 29, a Apub esteve reunida com a Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA – representada pela pro-reitora Denise Vieira – para discutir demandas relacionadas aos contratos das professoras e professores substitutos e questões relacionadas às progressões e promoções na carreira. Estiveram presentes pela Apub, o presidente Emanuel Lins, a vice-presidenta Ana Lúcia Goés, as diretoras Luciene Fernandes, Fernanda Almeida e Andréa Hack.

Demandas contratuais de docentes substitutos

A reunião convocada pelo sindicato dá continuidade às ações iniciadas em dezembro do ano passado, após reunião da diretoria e do setor jurídico com essas/es docentes (relembre aqui); desde então, a Apub tem tomado as medidas necessárias para soluções referentes aos problemas contratuais. Na audiência desta manhã, buscou-se uma solução administrativa para os problemas apresentados em relação à redução da carga horária; mesmo diante das ponderações e proposições do sindicato, não foi possível avançar por esta via, restando como saída os recursos judiciais para garantir os direitos dos substitutos.

Progressão e promoção na carreira

Na mesma reunião, a Apub apontou a questão das perdas financeiras nos salários dos docentes em razão dos efeitos financeiros das progressões e promoções vigorarem a partir da aprovação do pedido nos departamentos, sem pagamento retroativo referente ao período do interstício; o problema deriva do entendimento do Ministério da Economia sobre o momento de aplicação desses efeitos financeiros. Frente a isso, o sindicato propôs a criação de um fluxo para antecipar a aprovação do relatório na reunião departamental a fim de aproximar, o máximo possível, as datas do período de interstício e do relatório e assim reduzir as perdas financeiras dos/as docentes. A PRODEP acolheu a proposta do sindicato e informou que a questão está sendo discutida pelo setor. Além disso, propôs-se também a instalação de uma comissão, com a inclusão de representantes da Apub, para o acompanhamento desses fluxos.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp