APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub prestigia posse do novo reitor da UFRB

No último dia 23, diante de auditório lotado, ocorreu a transmissão de cargo do reitor da UFRB para o professor Fábio Josué. O ex-reitor Silvio Soglia leu o relatório da sua gestão e os presentes da mesa fizeram suas manifestações. Destaque para a professora Georgina Gonçalves, a vice da gestão que se encerrava e candidata mais votada e preterida da última eleição. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro, em uma atitude antidemocrática, escolheu o terceiro nome da lista tríplice dos mais votados, impedindo assim Georgina de assumir o cargo.

O evento mostrou que a comunidade da UFRB e do recôncavo da Bahia  souberam dar resposta. O CONSUNI da UFRB compôs a lista tríplice com três professores comprometidos com o projeto de universidade pública, gratuita, plural e socialmente inclusiva.

Na posse, Fábio saudou a reitora eleita e não nomeada, deu posse ao vice reitor que compusera a chapa de Georgina Gonçalves, defendeu a ideia de eleições diretas através dos votos da comunidade acadêmica, sem necessidade de passar por aprovação do presidente, e se comprometeu com manter e fazer avançar o projeto da UFRB. Para isso, o reitor pediu ajuda a comunidade, aos territórios, dos governos estaduais e municipais e parlamentares. O novo reitor incluiu em uma das suas saudações o representante da Apub, Joviniano Neto, que se fez presente.  Vale ressaltar que a professora Maria de Fátima Silva, da UFRB, é membro do conselho de representantes do sindicato.

Joviniano Neto

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp