APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB participa do I Encontro de Cultura e Arte da UFBA 

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (26/01), o I Encontro de Cultura e Arte da UFBA, realizado no Salão Nobre da Reitoria. O objetivo da atividade foi iniciar a construção do Coletivo de Cultura e Arte da UFBA e abre um caminho para debater, junto à comunidade acadêmica, os passos para o diagnóstico e o plano de cultura e arte da Universidade através de um processo colaborativo que vai acontecer ao longo do ano, antes da formalização do Plano Universitário de Cultura.

Participaram da reunião artistas e pesquisadores envolvidos com a temática na Universidade que, ao lado do reitor Paulo Miguez, do vice- reitor Penildon Silva, do professor Albino Rubim, ex secretário de cultura do Estado da Bahia, e do pró-reitor de Extensão e compositor Guilherme Bertissolo, dialogaram sobre o cenário político atual, o renascimento e o papel da cultura, além de ouvir a plenária para formulação  de propostas nos próximos meses. 

Em sua fala, Miguez abordou a importância da retomada da temática na UFBA e anunciou um grande Seminário Nacional sobre Cultura e Universidade previsto para acontecer no mês de junho deste ano. 

Durante o encontro, houve também a apresentação do mapeamento cultural e lançamento do livro “Esboço para uma História Cultural da UFBA”, de autoria de Albino Rubim. A publicação servirá de instrumento para uma visão completa das diversas áreas da cultura desenvolvidas pela Universidade.

A proposta do mapeamento cultural, produzido em 2019, é analisar toda a criação cultural da UFBA e servirá também de subsídios para a universidade desenvolver um Plano de Cultura e Arte. 

A APUB Sindicato foi representada pelo Diretor de Comunicação e Cultura, Jailson Alves. Durante a sua participação, o dirigente reforçou a importância da construção do coletivo e anunciou algumas diretrizes traçadas pela comunicação da entidade, com foco no processo de redemocratização da comunicação e cultura. “Sei que a gente acredita, sobretudo, que a cultura e a democracia andam juntas. Por isso estamos aqui! A nova direção da APUB está fazendo agora uma parte da recuperação da nossa memória sindical e vai falar um pouco disso a partir do lançamento do filme “Cinquenta e Quatro Anos de Luta Sindical”. Relançaremos também a revista APUB, com ensaios de docentes sobre os mais diversos temas que se relacionam com nossas atividades acadêmicas, além de outras ações que o Sindicato deve promover ao longo da nossa gestão. O nosso objetivo é recuperar o processo de redemocratização no país”, afirmou .

A II reunião do Coletivo já tem data marcada: será no dia 17 de março, às 14h, no Salão Nobre da Reitoria, dentro da programação do Congresso UFBA.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp