APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB participa da primeira reunião ordinária do FEE-BA neste ano 

A APUB participou, na manhã de ontem (26), da primeira reunião ordinária de 2023 do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), coordenado pela professora Alessandra Assis (FACED/UFBA), para avaliação da conjuntura educacional, com o tema “Pensar a Educação, pensar o Brasil”.

Como convidados para contribuir com a análise, estiveram o vice-reitor da UFBA, Penildon Filho e a secretária de Educação do governo do Estado, Adélia Pinheiro. Pelo sindicato estiveram a presidenta Marta Lícia de Jesus e a professora Andrea Beatriz Hack (FACED/UFBA), membro representante da APUB no Fórum. Ainda, participaram as professoras Eliane Gonçalves (UNILAB) e Uilma Amazonas (FACED/UFBA).

Na ocasião, a professora Marta Lícia reafirmou o compromisso do sindicato com a participação no espaço democrático do FEE-BA, considerando a importância de lutar contra a militarização das escolas da educação básica e captura das políticas públicas educacionais pelos grupos privatista. “Além disso, pelo investimento e defesa da APUB na relação indissociável entre as IFES baianas e a Educação Básica, especialmente no que diz respeito à formação de professores e professoras”, concluiu.

Além da conjuntura, discutiu-se o calendário de reuniões ordinárias do FEE-BA e foi constituída uma comissão para organizar uma homenagem à professora Iracy Picanço, docente da Faculdade de Educação da UFBA e militante em defesa da Educação pública e da Democracia, falecida em 2019.
O sindicato se manterá como membro do Fórum e deverá eleger mais uma representante através do GT Educação da APUB.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp