APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB e Observatório do Conhecimento se reúnem para alinhar pautas e estratégias para 2023

A diretoria da Apub esteve reunida com representantes do Observatório do Conhecimento, na segunda-feira (30/01) para fazer um balanço das principais ações promovidas pelo coletivo e o planejamento para 2023, considerando um novo cenário político estabelecido pós eleições e os últimos episódios de ameaça à democracia.

Em 2022, o Observatório participou de diversas ações com foco na atuação das mulheres cientistas, no estímulo aos jovens estudantes para a iniciação científica, defesa das cotas raciais nas universidades públicas, Proposta de Lei Orçamentária Anual encaminhada ao Congresso, bem como, promoveu pesquisas, a exemplo da investigação “A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?”, realizada desde o segundo semestre de 2021, em parceria com a SBPC e o LAUT (Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo), considerada como o mais amplo levantamento sobre o assunto no país.

Além do retrospecto das ações já realizadas pelo Observatório, foi importante a discussão sobre o papel da Apub, representada pela professora Ana Góes e professor Daniel Peres, à época vice-presidenta e membro do Conselho de Representantes do sindicato, respectivamente.  Na ocasião, debateu-se como os projetos para este ano coadunam com os desafios da gestão Tecendo o Amanhã da Apub.

O encontro contou com a participação da Direção, Conselho de Representantes e Conselho Fiscal do sindicato e ainda representante do PROIFES. Da diretoria da APUB, participaram a presidenta Marta Lícia, a vice-presidenta Clarisse Paradis, a diretora financeira Fernanda Almeida e o diretor social e de aposentados, Manuel Marcos; pelo Conselho de Representantes, estiveram Ana Lúcia Góes, Hebe Alves, Renato Francisquini e Sabrina Garcia; e do Conselho Fiscal, Ricardo Carvalho e  Uilma Amazonas. Também presente a professora Raquel Nery, representando o PROIFES.

Saiba mais sobre o Observatório do Conhecimento: https://observatoriodoconhecimento.org.br/sobre/

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp