APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB – 54 anos da entidade de docentes universitários mais antiga do Brasil

Transformar o presente, construir o futuro

Em 06 de agosto de 1968, nasceu a Associação dos Professores Universitários da Bahia – APUB, que é a mais antiga associação de representação profissional dos docentes universitários do Brasil. 

A entidade surgiu como uma reação à tentativa de invasão pela Polícia Militar à Escola Politécnica da UFBA, em período de grande resistência da sociedade contra a ditadura. “A partir daí criou-se uma Comissão de formação, composta por 13 membros. A Assembleia de constituição aconteceu em 6 de agosto do mesmo ano, na qual foi elaborado o Estatuto da Associação de Docentes, registrado posteriormente”, relembrou Joviniano Carvalho Neto, diretor social e de aposentados do sindicato.

Após o AI-5, período mais sombrio da Ditadura Militar, as atividades públicas foram descontinuadas, ficando a APUB sob guarda do professor da Escola Politécnica da UFBA, Guilherme Radel, seu primeiro presidente, falecido em janeiro de 2019.

O seu funcionamento só foi reativado entre os anos de 77 e 78. E a sua sede passou a ser no Instituto de Física da UFBA.  Após o fim da ditadura em 1985, uma grande vitória: A APUB ocupou o prédio do SNI (Serviço Nacional de Informações), localizado na Rua Padre Feijó, n. 49, no Canela, endereço que centralizava a fiscalização ideológica na UFBA.

A faixa “O SNI Não Mora Mais Aqui” repercutiu no país inteiro. Naquele sede, a APUB funcionou até 20 de março de 2015, quando inaugurou sua atual sede própria, localizada na Rua Professor Aristides Novis, nº 44, Federação.

Ao longo dos 54 anos de fundação, este sindicato segue no cumprimento das suas pautas relativas ao trabalho e a vida das educadoras e educadores, e refletindo ao lado de professores e professoras formas de lutar em defesa da democracia, da universidade pública, autônoma, gratuita e democrática.

Emanuel Lins é o presidente da atual gestão (2020/2022), e destaca que o aniversário da entidade acontece em um cenário político devastador, de ataques sistemáticos à democracia, à educação; enfrentando cortes de milhões nas universidades públicas e ciência brasileira, protagonizados pelo governo Bolsonaro.

A APUB participa de frentes democráticas, a exemplo da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, criada por estudantes da Faculdade de Direito da USP em defesa da Democracia e que reuniu assinaturas de artistas, intelectuais, banqueiros, empresários, e outros membros da sociedade civil. O documento é também um resgate da “Carta aos Brasileiros”, lançada em 1977 durante a ditadura militar, e acendeu o sinal de alerta para uma possível tentativa de golpe; a carta já conta com cerca de 700 mil assinaturas e o principal objetivo é defender o estado democrático de direito, inclusive contra os constantes ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro. “Vamos celebrar os 54 anos da entidade defendendo a democracia, resistindo aos ataques à educação, além de buscar formas de contribuir para que o Brasil reencontre o caminho da democracia e do desenvolvimento econômico, com geração de emprego, trabalho decente e justiça social para todos e todas. Seguiremos com um olhar projetado para o futuro, em defesa dos direitos dos docentes”, afirmou.

Comemoração

O aniversário de 54 anos da APUB Sindicato será celebrado na Sede da APUB, na Federação, no dia 06 de agosto, a partir das 12h. Os docentes irão celebrar com um almoço, seguido de atração musical.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp