APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Após 2 anos sem festejos juninos, APUB promove Forró na sede da entidade

Após 2 anos sem a realização dos tradicionais festejos juninos presencialmente, por conta da pandemia da Covid-19, foi realizada na noite desta sexta-feira (10/06), mais uma edição do tradicional Forró da Apub.  

A atividade aconteceu na sede da entidade e contou a presença de dezenas de professores e professoras entre ativos e aposentados, além de estudantes e servidores técnico-administrativos da UFBA que confraternizaram e comemoraram o retorno das atividades presenciais. “Cumprimos todos os protocolos e tomamos todos os cuidados para confraternizar com segurança. É importante que a gente volte a se organizar para poder mudar os rumos do nosso país, fazer com que o país volte, de fato, ao projeto de reconstrução. E a APUB tem se articulando dentro e fora da própria categoria na luta por um projeto mais digno e justo para todos”, Emanuel Lins Freire, presidente.

A comemoração também foi estendida ao momento em que a UFBA anunciou o retorno das aulas 100% presenciais, decisão amparada na análise atualizada do cenário epidemiológico apresentada ao Consumi (Conselho Universitário), pelo Comitê de Assessoramento do Coronavírus da UFBA, que avaliou a taxa de contaminação e mortalidade das últimas duas semanas como estável. A decisão é válida a partir do mês de agosto. “A Universidade vem sofrendo vários ataques por parte do Governo Federal; a exemplo do modelo de homeschooling, da militarização das escolas, da cobrança de mensalidade nas universidades que nos ataca diretamente, enquanto instituição que oferece ensino público e gratuito de qualidade. Então, esse retorno também é um ato político de resistência”, avaliou Andrea Hack, Diretora Administrativa.

O trio Anarriê, no ano de 2021, não deixou de levar alegria mesmo em meio ao período pandêmico através de uma live. Este ano, assumiu mais uma vez o compromisso de animar as convidadas e convidados que celebraram a flexibilização das medidas restritivas, lamentaram as vidas ceifadas durante a pandemia e destacaram que a comemoração só é válida com prevenção e vacina no braço. “Para nós da diretoria é fundamental ter os nossos filiados e a base de professores da universidade perto da gente. Foram 18 meses de grandes dificuldades na Bahia, no Brasil e no mundo. Mas, hoje, estamos tendo a oportunidade de confraternizar com os nossos professores e professoras. Na política sindical é preciso corpo a corpo, olho no olho. E o tradicional Forró da Apub é uma ótima oportunidade para essa aproximação”,  Fernanda Almeida, Diretora Financeira.  

Dona Maria, tem 92 anos e fez questão de comparecer a mais uma edição da festa. Ela exaltou o momento de confraternização e lembrou que sempre haverá motivos para comemorar. “Tenho 92 anos e muita história pra contar. A fórmula para ter saúde é ser feliz. Precisamos celebrar a vida sem descuidar dela”, enfatizou, reforçando que já completou o seu esquema vacinal com a 4º dose da vacina contra o Coronavírus.

Apesar da utilização das máscaras ser de uso facultativo, conforme decreto que vigora no Estado, a Direção disponibilizou aos convidados máscaras e álcool gel em pontos estratégicos da atividade.

Confira o registro dos melhores momentos do Forró da Apub 2022:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp