APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Diretoria da Apub cobra respostas da Reitoria da UFBA

Em audiência com a Reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, nesta segunda-feira (30), a presidenta da Apub, Silvia Lúcia, e a vice-presidenta, Eloísa Pinto, junto com as professoras da Creche-UFBA, Flávia Damião e Fernanda Pereira, apresentaram a necessidade de ampliar o debate sobre a educação básica na Universidade, tendo em vista que após o extinto Colégio de Aplicação a única experiência é a creche. Ao mesmo tempo, cobraram a valorização dos professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na UFBA. A Reitora se comprometeu em sugerir aos conselhos responsáveis uma discussão sobre o tema. Independentemente, a Apub Sindicato se comprometeu a realizar um debate com a Assufba e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFBA, sobre este importante assunto.

Na oportunidade, a presidenta entregou documento à Reitora, solicitando representação da Apub nas comissões que estão implantando os novos campi ou universidades federais na Bahia. Durante a reunião, foi destacada a reivindicação dos professores de Barreiras pela garantia de todos os direitos, por parte da UFBA, enquanto parte do corpo docente desta instituição de ensino.

As professoras Silvia Lúcia e Eloísa cobraram ainda resposta sobre a inclusão dos professores ex-UFBA da UFRB e ex-Centec no IFBA no programa de pós-graduação a ser oferecido pela Universidade Federal da Bahia, cujo documento foi entregue no final do ano, até o presente, sem resposta. A reitora Dora informou que ainda não houve uma resposta dos conselhos, mas vai cobrar uma posição dos mesmos.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp