APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Educação Básica nas IFES em debate no 2º Encontro Nacional de Educação Infantil do PROIFES, em Natal (RN)

A educação básica nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) será o foco dos debates do 2º Encontro Nacional de Educação Infantil do PROIFES-Federação, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, na cidade de Natal (RN). Realizado em parceria com o ADURN-Sindicato, o 2º Encontro tem por tema “A Educação Básica nas IFES”, e vai reunir na capital potiguar especialistas, docentes, e estudiosos de todo o país.

No evento serão debatidos temas como a Base Nacional Comum Curricular e sua aplicação nas escolas, a reforma da previdência e seus impactos para docentes da educação básica, o futuro das IFES frente à precarização das universidades públicas, além de outros assuntos relacionados à educação infantil, com a realização de rodas de conversa e trocas de experiências.

“A educação infantil nas IFES tem peculiaridades e desafios próprios, e é muito importante que docentes que atuam nessa modalidade de ensino se reúnam para trocar experiências e identificar linhas de ação comum que o PROIFES e seus sindicatos federados podem adotar frente a conjuntura atual”, destacou o diretor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do PROIFES-Federação, Rodrigo Bianchi (ADUFSCar-Sindicato).

Veja animação produzida pelo PROIFES-Federação sobre as escolas e unidades de educação infantil nas IFES:

“O fato deste ser o segundo encontro nacional demonstra que o PROIFES tem uma real preocupação não só com o ensino superior, mas também com a educação básica, principalmente com as unidades e escolas de aplicação que estão dentro das universidades, que são os lugares de formação de professores. São 17 escolas de aplicação, 10 unidades de educação infantil e 24 escolas vinculadas à universidades, todas fazem parte da carreira de Ensino Básico, Téncino e Tecnológico, atendendo  mais de 35 mil alunos e formando centenas de docentes em todo o país”, afirma Gilka Pimentel, vice-presidente do ADURN-Sindicato.

A abertura acontece na quarta-feira, 5 de fevereiro, no Hotel Golden Tulip Ponta Negra, e o Encontro vai até a sexta-feira, 7. Confira abaixo a programação completa do 2º Encontro Nacional de Educação Infantil do PROIFES-Federação:

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp