APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Proifes e Apub participam de Congresso Internacional de trabalhadores da educação

Entre os dias 05 e 06, aconteceu o Congresso Internacional “A Universidade como direito: perspectivas desde o sul”, promovido pela CONADU – Federação Nacional de Docentes Universitários da Argentina. O PROIFES-Federação participou representado pelo diretor Eduardo Rolim e pela professora Marta Lícia de Jesus, diretora da Apub.

No dia anterior (04), foi realizada uma reunião de sindicatos de trabalhadoras/es da educação, na qual cada um falou sobre sua situação no contexto dos países da América Latina. Rolim contribuiu abordando o contexto político-econômico do Brasil e Marta trouxe os desafios para defender as Universidades e Institutos Federais, assim como reflexões sobre o avanço da privatização do ensino superior. Além disso, pautou a defesa das políticas de acesso e permanência de estudantes pobres, pretas/os e LGBTQ+ e frisou como o atual governo e o desmonte da educação atinge mais diretamente as regiões Norte e Nordeste do país.

No primeiro dia do Congresso, dia 05, Eduardo Rolim participou da mesa “Direitos na Universidade: mercantilização e precarização do trabalho”, representando o Brasil. Durante o Congresso, foi lançado o novo relatório, produzido pela CONADU, que traz uma pesquisa sobre o avanço da privatização do ensino superior na América Latina (veja aqui). Marta participou também, no dia 06, do III Encontro contra o Neoliberalismo, por uma Universidade democrática, popular e feminista; ela apontou, dentro dos debates e provocações sobre como as organizações podem contribuir para uma pedagogia decolonial, como o pensamento de Paulo Freire é uma potência para pensar uma pedagogia mais solidária, emancipatória. 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp