APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Assembleia aprova paralisação nos dias 02 e 03 de outubro e define agenda de mobilização

Foi aprovada na tarde de hoje (30), em Assembleia Geral realizada na sede da Apub, a adesão dos/as docentes representados/as pelo sindicato à Greve Nacional da Educação, convocada para os dias 02 e 03 de outubro. A pauta do movimento, convocado pela categoria estudantil e apoiado por centrais sindicais e entidades da educação, é a defesa da educação pública e da recomposição do orçamento das IFES na sua integralidade, bem como a oposição ao projeto “Future-se”.

Os professores Emanuel Lins, vice-presidente da Apub e Jailson Alves, diretor do sindicato conduziram a Assembleia e fizeram os informes da diretoria (veja aqui). Em seguida, deram início ao debate que pautou a importância de discutir Educação pública e do esforço de realizar uma mobilização que articule diversos setores da sociedade em defesa desta pauta. Além disso, discutiu-se os ataques ao serviço público e a consequente luta pela revogação da EC 95 do teto dos gastos.

Foi aprovada a paralisação das aulas nos dias 02 e 03 e a participação da categoria docente nas atividades de mobilização programadas. No dia 02/10, às 09h, haverá ato na Reitoria da UFBA; e às 14h, debate sobre o Future-se no IGEO/UFBA; no dia 03/10, também às 09h, o ato será no Campo Grande. À tarde, acontecem o Seminário Nacional Universidade Pública: autonomia e financiamento (a partir das 14h, no auditório do IBIO) e a Primavera Solidária (às 16h, na Faced). À noite, acontece a confraternização no Bar D.E. (19h30, na sede da Apub), que contará com o lançamento do livro “Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira: desmontada a farsa da queda no fosso do elevador”, de autoria do professor João Augusto de Lima Rocha, emérito da Escola Politécnica da UFBA e show do músico Wilson Aragão, autor da canção Capim Guiné.

A Plenária discutiu também o “Future-se”, que deverá ser pauta de reunião do CONSUNI do dia 29 de outubro, às 14h30, no salão nobre da Reitoria da UFBA.
A presidenta da Apub, Raquel Nery ressaltou que o movimento docente busque atuar de maneira mais estratégica e construa recursos de avaliação, de modo a garantir ações mais acertivas de oposição ao Future-se e de defesa da Universidade pública. Foram aprovadas também uma série de atividades para discussão do programa do governo, entre elas, a Semana de Aulas sobre o Future-se, de 21 a 25 de outubro na UFBA.

Encaminhamentos:

  • Paralisação nos dias 02 e 03 de outubro;
  • Semana de Aulas na UFBA sobre o Future-se entre os dias 21 e 25/10;
  • Aulas públicas à noite no campus Ondina e do Canela durante a Semana de Aulas sobre o Future-se;
  • Mapeamento e publicização dos posicionamentos das congregações da UFBA a respeito do projeto;
  • Publicizar, no site da Apub, os posicionamentos das IFES em relação ao Future-se;
  • Sugerir à administração central a construção de um Grupo de Trabalho para subsidiar as discussões do Consuni;
  • Formação de uma Comissão para mobilizar para as atividades – reunião dia 01, às 10h, na sede da Apub;
  • Próxima Assembleia será no dia 22/10.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp